domingo, 15 de março de 2009

Musculação para mulheres? Será que vou ficar forte?


Sarah pergunta: "Rogério, parabéns pelo blog e estou a partir de hoje acessando ele diariamente a espera de um novo comentário. Gostaria de fazer uma pergunta que muito se comenta entre as mulheres. Se eu fizer musculação eu vou ficar musculosa? Tenho medo de fazer musculação achando que vou ficar super forte, com aqueles braços enormes. Obrigado pela ajuda!"Sarah, tudo bem? Seja bem vinda. Obrigado por sua pergunta, pois realmente acho que muitas mulheres possuem esta dúvida. Espero não decepcionar.Definitivamente, o treinamento de força ou musculação acarretará grandes melhoras de força nos seus músculos, mas não acontecerá grandes aumentos de massa muscular. Este fato acontece pelos menores níveis de hormonios andrôgênos que existem nas mulheres em relação a população masculina. Para que você fique muito forte, com certeza terá que tomar algum tipo de hormônio androgêno exogêno, como aconteceu recentemente com uma famosa nadadora brasileira.Eu costumo falar para meus alunos e clientes " Se fosse fácil ficar forte fazendo musculação, marombeiro não tomava bomba". Na verdade esta frase eu ouvi uma vez num curso por um palestrante e acho o máximo , por que é uma verdade. A não ser que a pessoas possua níveis exorbitantes de hormônios que auxiliem o desenvolvimento muscular, será muito difícil que ela consiga ficar extremamente musculosa.Sarah, a musculação irá servir, segundo o concenso de algumas pesquisas para:
Definir nossa musculatura e ajudar-nos a redefiní-la;
Manter nossa pele esticada (já reparou como o emagrecimento e perda de peso sem haver tonificação resulta em perda de elasticidade?)
Ajudar-nos a manter nossa força funcional para atividades cotidianas e esportes;
Ajudar a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que dão suporte que envolvem nossas articulações;
Aumentar a densidade óssea;
Melhorar a postura;
Prevenir dores nas costas;
Ajudar a elevar a taxa metabólica (então podemos comer um pouco mais e manter nosso peso mais facilmente);
Melhorar nossa circulação. Sim, a musculação nos membros inferiores do nosso corpo ajuda o sangue a retornar ao coração (músculos da perna fortes contraem durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sangüíneo e volta para o coração).
Estudos também sugerem que a musculação é útil para diminuir a pressão sangüíneaÉ importante saber que além deste beneficios existem muitos outros, mas saiba que a prática da musculação só irá trazer resultados excelentes para sua saúde. Não tenha medo, pratique, seu corpo agradece! Mas tome cuidado, faça sempre exercicios orientados por um profissional de educação fisica reconhecido e em dia pelo CREF! Ai sim, com certeza sua sáude irá agradecer!

7 comentários:

  1. Olá Rogério, parabéns pelo blog!! Como vai??
    Sou muito magrinha, e como pouco... gostaria que vc me recomendasse algum medicamento que aumentasse meu peso! que me ajudasse a sair do lugar!! Mais que não me fizesse mau! rsrsrs
    Para que assim, eu tivesse gosto para coisas sabe!! Vivo desanimada!! pq sou muiro magra!


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso eliminar 20KG e regressei ao ginásio a semana passada (Depois de 2 anos sem por lá os pés). Vou começar a fazer uma dieta hiperproteica e hipocalórica e para me habituar ao exercício e para começar a eliminar gordura de modo visível pretendo fazer exercícios aeróbicos e body pump 2x/semana durante +- 2 meses. Depois pretendo intercalar com musuclação.
    Acha que é um bom plano ou só deverei começar a musculação depois de ter eliminado os 20Kg que tenho a mais?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Karla

    Olá ... gostaria de saber se posso fazer musculção...antes ou depois de emagrecer..pois engordei uns quilinhos. mas não quero ficar musculosa apenas ficar durinha . como seria o treino para mim?


    desde já agradeco

    ResponderExcluir
  4. Olá meu no é Bruna vou fazer musculação começo terça feira mais eu quero definir e deixar tudo durinho nao quero ganhar peso e nem ficar igual a um homem com musculos.
    mais nao sei com dizer para o meu professor como que eu falo para ele como eu quero sera que voce pode me ajudar ????

    Agradeço desde ja Obrigado

    ResponderExcluir
  5. olá tudo bem ?
    me chamo vanusa tenho 24 anos sou hipertença ... e estou fazendo musculação gostaria de saber se fazendo musculação minha presssaõ arterial vai diminuir com tempo e não vai me fazer mal...

    agradeço desde já

    ResponderExcluir
  6. olá pessoal tudo bem?sou biomédica e conheço bem sobre metabolismo...para quem quer emagrecer o melhor é fazaer 3x na semana exercicios aerobios e 3x musculaçao,intercalando um dia aerobio e outro musculaçao.assim vc queima as gordurinhas e tonifica seus musculos,claro que associado a uma alimentação balanceada!
    e para quem só quer ganhar massa magra vou dá minha receita:primeiro devemos ver dois tipos de caso.1 aquela pessoa k quer gangar massa magra mas não é tão magra assim:vc tem k tomar um suplemento de proteina isolada,e diminuir o consumo de carboidratos,assim vc seca,define e fica com aquele visual sarado!
    2 caso é aqueles caso de pessoas muitoo magras que querem gangar massa magra e almentar tbm seu IMC,neste caso um hipercalorico associado com wey protein(com carbo)ajuda muito associado claro com a msculação.lembrando que quem quer somente massa magra não deve fazer muito exercicios aerobios pois vai acabar queimando aquilo que se quer ganhar.
    espero ter ajudado bjs a todas as mulheres que assim como eu gosta de se cuidar...
    LBN

    ResponderExcluir
  7. Prezados Leitores, a amiga LBN acima colocou uma sugestão, mas tenho algumas ressalvas.Não existe uma formula mágica de série e a prezada colega, que é biomédica,acredito não ter os conhecimentos especificos sobre treinamento para os melhores modos ou receitas. Acredito que minha ideia é levar informação, mas não prescrever nada, pois cada um tem uma evolução do que é melhor. Segundo tambem, estudos da Journal of Apllied Physiologi, umas da maiores publicações do mundo, mostra em diversos estudos que a suplementação pode ocasionar em doenças, como câncer. E outra coisa, devemos deixar claro que a sua saúde e uma só, e saúde não é estetica. E nem eu, nem nenhuma outra área a não ser a Nutricionista pode indicar suplementos. Cuidado leitores! Abraços e até a proxima!

    ResponderExcluir