domingo, 15 de março de 2009

Abdominais! Todos os dias??


Carlos comenta: " Rogério, tudo bem? Gostaria de saber uma duvida. Pode-se fazer abdominais todos os dias? Tenho como objetivo definir a musculatura. Já ouvi dizer que sim, já ouvir dizer que não? O que você acha?? Abraços e parabéns pelo Blog!"

Olá Carlos, tudo bem??? Obrigado pela pergunta. Muito pertinente seu questionamento pois já a ouvi milhões de vezes na sala de aula rsrs . Carlos, se o seu objetivo é definir a musculatura, vamos pensar antes no termo definição muscular. A definição nada mais é do que em determinado grupamento muscular do corpo, o musculo "aparecer" bastante. No mundo da mídia, todos querem ter um barriga tanquinho para não ficarem fora da moda. Isso não é errado, desde que não se tome nenhum tipo de suplemento que pode fazer mal a sua sáude.Bom voltando a sua pergunta, para a musculatura ficar mais aparente, no local deve haver menos gordura localizada. O abdominal somente não vai fazer você ter uma barriguinha definida.Vai ser preciso tirar esta gordurinha localizada. Como isso? O ideal é que junto com a musculação, você faça uma dieta orientada por uma nutricionista- nada de dietas de revistas hein?- e exercicios aérobios, pois assim, essa capinha de gordura que estava nesta região tende a sumir e sua musculatura fica mais aparente.O musculo abdominal é um musculo como um outro qualquer, então o ideal é que você realize a musculação para esta região um dia sim, um dia não, salvo algumas exceções.Coloque uma meta, trabalhe em cima desta meta e não esqueça de colocar a dieta e exercicios aérobios. Com certeza isso te ajudará a alcançar esta barriguinha que você tanto quer!!!

33 comentários:

  1. O meu problema é o seguinte perdi peso muito rapidamente , sobrou peles na regiao abdominal...
    Não tenho gordura e sim pele.
    Todos os dias ou 3 vezes por semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tinha esse mesmo problema...a soluçao foi cirurgia de abdominoplastia...agora sim ta legal

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. OI Rogério,td bem? tenho 15 anos e queria saber se eu começar a fazer abdominal na minha idade,vou parar de crescer? perguntei isso pros meus colegas,algums dizem d sim,outros q nao,ai eu fico em duvida,agora eu ti pergunto vai causar alguma coisa,vou parar d crescer se eu começar a fazer abdominal?

    parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rogerio, faço abdominais todos os dias da semana a aproximadamente 3 meses, e venho notando o aumento de gordura localizada no local; isso é normal ?

    ResponderExcluir
  4. Sou Fisioterapeuta com pós em Fisioterapia Desportiva. Não é errado fazer abdominal todos os dias, pois ela é quem vai ajudar diretamente na queima da gordura abdominal, porem, o melhor que deve ser feito é a hipertrofia do abdomem, assim o musculo reto abdominal irá crescer suas fibras, deixando-as mais expostas (barriga de tanquinho). Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde!
      entaõ ´podemos fazer abdominal todos os dias ?
      meu instrutor disse que nao posso que vai causar uma lesaõ,isso e verdade?
      eu penso assim como vc escreveu que tem que queimar a gordura .
      tenho costume de fazer 300 por dia sem parar para pausa ,isso e errado?

      Excluir
  5. olá rogerio tenho uma gordura localizada na barriga começei a fazer abdominal e o lugar ficou bastante dolorido isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica dolorido só no começo pq esta exercitando o musculo, depois que o musculo acostuma, Nao dói mais....

      Excluir
  6. adorei saber se pode fazer todos os dias abdominais pois sou um pouco gordinha e estava um pouco preucupada com aminha barriguinha mas agora sei q posso sim fazer abdominais :)

    ResponderExcluir
  7. olá... gostaria de saber... p pessoas que tem o objetivo de enrijecer a musculatura abdominal, eh melhor fazer adboninal dias alternados, ou tds os dias? tenho mt duvida qnto a isso... pq farios profissionais respondem diferentes... obg!
    e al a idade ideal p começar um treino de força com pesos?

    ResponderExcluir
  8. Excelente Tiago!
    Com a ajuda de pessoas que desconhecem o funcionamento do metabolismo aeróbico e anaeróbico cada vez mais mitos se proliferam e se reproduzem.
    Para que os músculos abdominais se desenvolvam, é preciso exercitá-los, dando um dia de repouso, que será quando as fibras estarão se regenerando, logo se você malhar, elas não terão tempo de serem "construídas".
    Sobre perder gordura... nenhuma perda ocorre de modo localizado. É fundamental associar exercícios aeróbicos por no mínimo 30 minutos, mas também, e principalmente, musculação, pois quanto mais músculos você tiver, mais alto será seu metabolismo e de mais calorias você precisará, inclusive durante o repouso.
    Bem... eu treino, ajo assim e estou muito satisfeita.
    Musculação é o caminho.

    ResponderExcluir
  9. bom emagreci mt rápido ficando com gorduras localizadas na região abdominal eu queria saber qual vai ser o efeito do abdominal, se ele vai trazer musculos até ou se ele vai queimar a gordura ?

    ResponderExcluir
  10. oi Rogério comecei a fazer abdominal em casa acerca de 3 semanas, na série 3 de 30, pois trabalho e estudo não tenho tempo de malhar.
    Isso que estou fazendo é errado?

    ResponderExcluir
  11. Ola ! tudo bem !bem ! eu tenho 40 anos estou fazendo Jump dia sim dia ah quase 2 semanas/ não em casa,e de segunda a sexta faço academia braço perna e gruteos e abdominais 3 x de 30 minha duvida é em quanto tempo posso ter resulatdo esperado? e se o jump junto com abdominais ira me ajudar a perder a barriga bejs

    ResponderExcluir
  12. tenho 16 anos estou fazendo musculaçao!
    isso vai atraplar o meu cresimento???
    vai prejudicar em algo?

    ResponderExcluir
  13. Abdominais devem ser feito todos os dias apenas se a finalidade for a definição. Para a hipertrofia, o ideal seria a execução de abdominais com cargas mais pesadas 3 vezes na semana. ALEXANDRE (envolvido em projetos atuais na área de educação física e musculação localizada na universidade de STANFORD)

    ResponderExcluir
  14. oi eu ja sabia q devemos trabalhar os musculos abdominais 3x por semana e fazer além da dieta o exercicio aerobio mais eu tenho uma duvida se eu trabalhar o exercicio aerobio eu não vou perder peso no resto do corpo? ou so cou perder a gordura da barriga que é onde eu quero?

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria de informar os demais em algumas questões aqui expostas, fazer musculação com idades menores não interrompe o crescimento, muito pelo contrário, faz com que o crescimento acelere, há estudos que comprovam essa questão, agora fazer abdominais nunca vai fazer com que a pessoa perca gordura ou barriga, correr é o melhor método para tal, porque devido á turpidação do corpo a gordura vai sendo obrigada a esvanecer lentamente até que se obtenha resultados desejados, a natação também é um método eficaz para perder peso( logo perdem barriga devido ao movimento ordenado do corpo), devem comer também aveia, para perder gordura, aumentar a resistência do corpo ao exercicio físico, e diminuir o cansaço, a aveia é rica em proteínas que ajudam a defenir a massa muscular fazendo desaparecer gorduras em pouco tempo, a aveia é de uma digestão lenta, por isso é bom para quem por motivos profissionais e outros pessoais não possam comer num intervalo entre as refeições principais, quanto ao fazer abdominais diáriamente não há problema desde que não sejam em demasia para não haver uma fadiga muscular, o que se acontecesse, em vez de ganhar massar muscular a pessoa pode é emagrecer, boa sorte.
    Samuel Calvinho.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal,
    agradeço a todos os comentários! Caso alguem tenha uma dúvida especifica, mande um email para rogercbarros@yahoo.com.br que terei o enorme prazer em responder.
    Gostaria de frisar que toda topico polêmico deve ser respeitado, independente da área que for.Devemos respeitar a opinião de todos, pois aqui é um espaço democrático.
    Na área da saúde, sabemos que nada é 100% correto, pois a cada dia surgem novas pesquisas que mostram dados que podem ser diferentes daqueles acreditamos ser o mais certo! Costumo falar, que o "mais" certo é aquele que o cliente realiza com prazer e não o que achamos que é o mehor para ele. Se pudermos usar as duas formas, ótimo!
    E além do mais cada profissional, de determinada área tem sua orientação e acredita em determinada metodologia, o que não significa que ele é o certo absoluto.

    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Faço musculaçaõ,pedalo 3x por semana,faço abdominal todos os dias,e estou tomando creatina.Continuo sempre com o mesmo peso,noto uma melhora muito boa no meu corpo,só que na regiaõ do abdomem ñ vejo nenhuma mehora,alcontrario continuo com a sensação de inchaço.Pode ser por conta da creatina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser por conta da creatina, mas como treina todo dia o abdomen, vc esta mais queimando musculo do que fazendo uma hipertrofia p/ ele, como todo musculo ele tem que descançar. Abdominal Dia sim e dia não...todo dia não é legal! tenta isso! Se for p/ errar no descanço do musculo, erre sempre p/ mais, nunca p/ menos...abraços Emerson

      Excluir
  18. olá ...gostaria de saber se posso fazer abdominais todos os dias ? parei de malhar uns 5meses e ganhei uns pneusinhos,e gostaria de perder...o que vcs acham??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abdominal não queima gordura nenhuma, apenas fortalece o musculo, como um supino p/ o peito. O que vai fazer vc perder a barriguinha é uma dieta muito bem elaborada e aeróbicos! abraços Emerson

      Excluir
  19. pode fazer todo dia ou nao??? nao foi respondida essa pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO JÁ FALARAM UM MONTE DE VEZES MEU....

      Excluir
  20. Amigo eu so tenho 14 anos mas faço abdomen um dia sim outro não uso alguns exercicios que vi na internet. Faço ja a pelomenos 1 mês e vi diferenças em definir, Mas muito pequenas e queria saber se vc min propôe algum exercicio ou outra coisa que eu possa fazer para dividir mais rapido? Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo, suplementação faz mal sim, é só pesquisar estudos no pubmed. Existe uma onda de suplementação, mas isso pode alterar o DNA da pessoa gerando doenças como câncer e hipertensão. Não recomendo abdominal todos dos dias, mas se é educador fisico,sabe que existe o principio da sobrecarga, e com isso, o descanso é inevitável.

    ResponderExcluir
  22. oi tudo bem gostaria de saber cm perder barriga sem perder massa nos demais lugares

    ResponderExcluir
  23. Oi, Rogério, tenho 42 anos, 1.63 cm, 66,5kg, 85cm tórax 74cm cintura, 88cm abdômem, 102cm de quadril, Endomorfia 7,9 e Mesomorfia 4,4.Tenho que perder 7,1kg de massa gorda e tenho que aumentar pelo menos 2kg de massa muscular. Gostaria de saber se posso fazer musculação 3ª, 4ª e 6ª das 7:00 às 8:00hs da manhã e a noite aeróbica de 2ª a 6ª (todos os dias).Quero muito perder barriga. Qual melhor opção, na musculação não tenho como mudar, só na aeróbica.Desde já agradeço pelas dicas.Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  24. É errado fazer abdominais todos os dias?

    ResponderExcluir
  25. Olá..Gostaria de saber se é errado tomar termogênicos para a perca de gordura localizada,sim ou não?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde
    O meu problema é um pouco diferente,explico:
    Preciso principalmente retirar gordura"bem localizada",porque tenho sequela de Seroma encapsulado e uma gordura local,a musculatura definida,tenho que deixar para depois e : Posso fazer 50 abdominais,TODO DIA?

    ResponderExcluir