quarta-feira, 4 de março de 2009

Caminhada e Não emagrecimento!


Gertrudes pergunta:" Rogério, gostaria de fazer uma pergunta. Faço caminhadas durante 40 minutos 3 x por semana e não emagreço, embora minhas roupas estejam um pouco mais folgadas. O que esta errado?

Olá Gertrudes, muito obrigado pelo seu contato e espero esclarecê-lo. Muitos fatores podem influenciar o emagrecimento, e como já falei em um tópico anterior, a alimentação tem um papel fundamental.
Verifique a intensidade da caminhada, pois temos que ver qual é a mais indicada para você. Quanto maior a intensidade na caminhada, maior será seu gasto calorico e consequentemente, maior será meu emagrecimento. Mas lembre-se, a atividade fisica é como poupança, você vê o resultado a médio e longo prazo. A partir de 2 semanas de treino, seu corpo já sente alguma melhora.
Entre outros aspectos, a mulher tem um fator importante que são os hormônios. Você pode estar trocando a gordura por musculos e osso, e isso pode fazer com que o peso na balança continue o mesmo, mas que com certeza, a perda de gordura esta acontecendo. Mantenha este ritmo e lembre-se da intensidade. Uma formula simples para isso é : 220- idade= 100% da sua frequencia cardiaca maxima. E ai trabalhe aos 60 a 65% desta frequencia.

6 comentários:

  1. Olá, Rogério;
    Estive por 2 anos sedentária. Voltei aos poucos a praticar caminhadadurante 30 min. com um ritmo médio, 3 vezes por semana. Na terceira semana aumentei o ritmoe do segundo mes em diante comecei uma corrida de ritmo baixo, pois meu objetivo é emagrecer. 10 min. na primeira semana, 15 na segunda e terceiras... no outro mês já estava conseguindo correr 20 min. Estava alcançando meu objetivo, perdi 6 kg. Só que agora o médico me proibiu de correr, pois através de ressonância, apresentei condromalácia patelar em grau avançado, degeneração grau II na parte posterior do menisco radial e cisto junto ao ligamento cruzado anterior. Pediu para fazer alongamento dos isquiotibiais, reforço do quadríceps (vasto médio oblíquo), etc. E agora? só com caminhada eu não emagreço.... já ganhei 3 kg dos 6 que perdi.... Me oriente, por favor....

    ResponderExcluir
  2. Olá rogério, gostaria de saber que tipo de exercicio devo fazer? sou magra, não quero perder, nem ganhar, mas depois da gravidez fiquei com um pouquinho de barriga que me incomoda e devido a problemas na coluna tb não posso fazer musculação......queria fazer pelo menos uma caminhada ,mas tenho medo de perder peso.....
    Atenciosamente
    Ana cristina
    cristina_falconi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola, tambem estou com o mesmo dilema, eu não quero é ficar sedentária.
    Marlene.

    ResponderExcluir
  4. Oi boa noite......
    Então eu trabalho muito tempo sentada minhas pernas dói muito e está mim dando varizes....
    Quero fazê caminhada para melhorar a circulação, porém não quero perder peso..... Tem como?
    Obrigado bjs vania

    ResponderExcluir
  5. Ola bom dia gostaria de saber como caminhar sem perder peso

    ResponderExcluir
  6. Ola bom dia gostaria de saber como caminhar sem perder peso

    ResponderExcluir