domingo, 15 de março de 2009

Câimbras, o que é isso???


Claudio pergunta: " Prof. Rogério, muito interessante seu blog. Está numa linguagem simples e fácil de ser entendida para pessoas leigas como eu. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: Frequentemente eu sofro de câimbras no futebol ou numa corrida na praia. O que quer dizer câimbras? Como melhora-las? Sucesso no seu blog!"Claudio, tudo bem. Muito Obrigado por meu blog estar servindo para ajudar pessoas como vocêe a se manterem mais informadas sobre questões relacionadas a minha área, ou seja, a saúde.Claudio, existem várias teorias atualmente relacionadas as câimbras. A que eu mais leio e acredito é que elas ocorrem pelo acumulos de catabolitos ( pode-se interpretar por substâncias produzidas pelo músculo no exercício) que desencadeiam o espasmo muscular. Este espasmo é geralmente de curta duração, com muita dor e incapacidade funcional da musculatura.A musculatura onde mais acontece a câimbra é na panturrilha e ela pode ser interrompida fazendo o movimento de alongamento, pois desta forma provavelmente , facilitaria o retorno venoso( ou retorno do sangue na musculatura) e melhoriaria a irrigação arterial.É muito comum isso nas pessoas, mas deve ter cuidado também com a alimentação. Estudos relatam que a câimbra pode ser relacionada a falta de alguns minerais.Claudio, espero ter ajudado e bons treinos!!!

Um comentário:

  1. boa noite dr:so para tirar uma duvida e que eu dei entrada no hospital grajau com forte dor no pe da barriga se estendo ate a coluna e com essa dor a medica me falou que era novralgia e apos ser medicado essa mesma medica me indicou um ortpedista na qua ele com o raio x nas mao me disse que nao era nada uma simples caimbra mas que essa caimbra me deixou 23 dias em cima de uma cadeira so saia da cadeira para ir ao sanitario so queria saber se nao houve erro no diagnostico e issso e possivel ficar tanto tempo assim numa cadeira obrigado pela sua atençao

    ResponderExcluir