sábado, 28 de março de 2009

Dores nos isquiotibiais durante a corrida!


Fabricio pergunta: " Rogério,interessante o seu site, moro numa cidade perto de você . Gostaria de te fazer uma pergunta: Durante as minhas corrida, sinto uma dor intensa na parte posterior de minha perna. Um médico amigo meu, relatou que era uma distensão, mas ainda não fui ver realmente. O que pode ser e como melhorar? Parabéns!"

Fabricio, obrigado por visitar o blog e espero que as informações aqui estejam ajudando você. Bom, vamos lá, tentarei ajudá-lo. A primeira coisa que eu posso te dizer é que deve realmente procurar um médico e ver se realmente é a lesão que relatou. Vou falar um pouco sobre ela para que você saiba melhor.
A distensão nos musculos isquiotibiais ou posteriores de coxa, são comuns e suas causas são numerosas. Existem vários graus de lesão, sendo o mais comum a sensibilidade dolorosa, dor a palpação e um mínimo edema.

A lesão normalmente é associada a contração rápida e explosiva que envolve a "atividade rapida" podendo levar à distensão dos músculos isquitibiais. Existem diversar teorias para que aconteça esta distensão, entre elas, o desequilibrio com o musculo quadriceps. Outras possibilidades são a fadiga, a postura na corrida e na marcha, discrepância dos membros inferiores, diminuição da amplitude de movimento e desequilibrio entre os musculos isquiotibiais medial e lateral.

Duas fases na corrida mostram que a fase de apoio e a recuperação podem predispor à distensão dos músculos isquiotibiais. Durante a fase de apoio, ocorre o toque do pé, o médio apoio e seu desprendimento. Durante a fase de recuperação, ocorre o impulso para a frente, o balanço e a descida do pé. Dados revelam que estas duas fases são onde os isquiotibiais são mais suscetíveis a lesão.

Fabricio, de qualquer forma a recomendação é pegar leve no treinamento, colocar gelo sempre e verificar isso com um médico Ortopedista ou Fisiatra. É a melhor recomendação que eu posso lhe dar. Após isso, dependendo do grau de lesão, um bom fisioterapeuta ou profissional de educação física podem indicar exercicios para a melhora e fortalecimento dos isquiotibiais. Abraços e Boa Sorte!

Um comentário:

  1. Rogério, estou no primeiro ano de ed fisica, e gostaria de saber sobre os isquiotibiais, que tipo de treino de fortalecimento específico e adequado para o atletismo, especificamente as corridas de 100 e 200 mts e se esse treinamento realmente existe para um atleta de alta performance.
    Se puder me indicar alguma matéria ou site seria ótimo também.
    Estou desenvolvendo um projeto, se puder me ajudar ficaria imensamente grato.
    Seria um prazer também absorver um pouco do seu vasto conhecimento.
    Um forte abraço,
    Sou Flávio de São José dos Campos/SP

    ResponderExcluir