sexta-feira, 14 de abril de 2017

O que diferencia os campeões ou campeãs?


Ao longo da minha carreira no esporte e isso conta com a época era criança e atleta até os meus 36 anos atuais fico fascinado por pessoas que conseguem ver todo o potencial que elas podem ter. São pessoas ditas campeãs e na qual muitas vezes nos baseamos para nos inspirar e nos estimular a chegar cada vez mais longe. Isso acontece comigo, com você, com seu vizinho e aconteceu também com o seu pai e sua mãe.  Quem nunca se inspirou em um dos nossos maiores ídolos Ayrton Senna?E quem não se inspirou em um Oscar, Zico, Hortência, Giovane, Tande e muitos outros atletas que nos ajudaram, mesmo que inconscientemente! 

Na minha carreira como treinador de corrida e personal trainer tendo treinado já muita gente, tento mostrar a cada um de meus alunos o quanto eles podem ir mais longe, de que forma e quais os instrumentos que eles podem usar para chegar mais longe. Eu amo estudar sobre isso! Leio e gosto de pesquisar sobre isso! Eu possuo muitos campeões na minha equipe, mas não se engane! Eu não enxergo somente os que ganham podium como campeões. Eu enxergo  em cada pessoa a sua singularidade que a faz ser um campeão. Eu enxergo  uma campeã em uma vovó que esta nos seus 60 anos de idade ao correr uma maratona! Eu enxergo uma campeã em uma mãe que trabalha, cuida de 3 filhos e poderia ter  todos os motivos do mundo para dar a desculpa de não cuidar da sua saúde. Eu enxergo um campeão em metalúrgico que corre 10 km só para participar do treino com os seus colegas de equipe e estar junto com eles para incentivar e falar aquela palavra amiga. E enxergo também os campeões que não são atletas profissionais, mas buscam cada vez mais evoluir e chegar ao degrau acima do podium, ou se sustentar nele! Minha pergunta que fica é: O que eles todos e inclusive você tem em comum com eles? No que eles por enquanto são diferentes?

Talento + Comprometimento- Em minhas palestras que ministro sobre corrida, falo que você pode ter um talento nato para a corrida, mas se não treinar, o comprometimento uma hora ganha do talento! O campeão pode ter talento, mas ele sabe que se não treinar direito, ele vai estacionar. E não vai evoluir. E o talento pode ate ganhar do comprometimento, mas uma hora, o comprometimento vai passar o talento. Mas se o atleta tiver os dois, vai longe! Quem não se lembra do nadador Fernando Scherer e do Gustavo Borges? O Scherer era um nadador com talento nato, mas o Gustavo volta e meia com o seu comprometimento nos treinos ganhava dele. E muitas vezes o Scherer saia nas noitadas e etc... o que demonstrava falta de comprometimento frente as suas escolhas.

Estado Mental- Os campeões possuem um estado mental focado. Seu modo de pensar, reflete em suas atitudes, que serviram para a corrida e para a sua vida. Um campeão vê uma meta, faz o planejamento e vai até o fim. Não arranja desculpas. Não coloca a culpa no outro! Não colocam a culpa no treinador, quando não alcançam seus objetivos, mas esquecem de dizer que não fazia nada que o treinador pedia nos treinos. Vejo muitas pessoas que gostariam de correr, mas não tem o estado mental de realmente quererem mudar seus hábitos, se conhecer, passar por dificuldade para chegar lá. O campeão não pensa assim. Com dificuldade ou sem dificuldade ele vai chegar lá! Ele confia e acredita nisso!

Quem planta “tanto faz” colhe talvez, quem planta “objetivos” colhe resultado- Esta frase foi retirada deum livro de um grande escritor e eu concordo muito com ela.  Quando se tem um objetivo, se sabe o caminho, e como iremos percorrer! Tem muita gente que quer correr,mas não sabe como, acha que é só calçar o tênis e correr. Mas esquece que precisa fazer um exame, precisa ver um treinador que vá ajuda-la a alcançar seus objetivos e esquece que a mudança vem aos poucos, é global e não é de um dia para o outro, assim como quando você planta uma semente ela não germina da noite para o dia! Construa dia a dia, passo a passo sua VIDA de campeão!

Contínuo- Estável- Firme- Um dos cursos que fiz com o grande Alberto Salazar, simplesmente o técnico campeão e treinador dos maiores atletas do mundo de corrida, entre eles o Mo Farah, ele esclarece que demorou 10 anos para o seu atleta alcançar os resultados e que a cada treino, a cada ano, a cada olhar para o atleta, ele o conhecia mais e poderia extrair melhor isso de seu atleta. Eu sinto isso tambem com vários atletas meus, entre eles, com a própria Ana Claudia e Mônica que estão comigo há pelo menos 5 anos treinando, começaram com 10k e agora são ultra maratonistas bem fortes e referencias na região aqui em Piracicaba.E apesar dos 40 e poucos aninhos delas, elas querem alcançar voos cada vez maiores. O mais recente foi serem a única dupla feminina a terminar a Volta a Ilha de Florianópolis, uma prova extremamente difícil, sem cortes com 140km. Elas, assim como Mo Farah, treinam com alegria, porque estão ali porque gostam, querem e que a cada dia colocam mais um tijolinho no muro para se tornar uma campeã.

Buscam sempre outras habilidades- Os campeões não param! Não param de querer aprender! Não param de querer saber como podem melhorar! Não cansam de querer evoluir! Não param de querer ir mais longe!  Meus alunos não cansam de me mostrar o que eu posso fazer por eles para melhorar. Porque eles querem melhorar!  E você ensina melhor o que mais precisa aprender!
Descobrir o seu poder e se empodeirar é o principal  objetivo que vai te fazer uma campeã ou campeão. Quando você percebe que poder ir mais longe, quando você percebe que é capaz, quando você percebe que quando nem todo mundo confiaria que iria conseguir, você foi lá e fez! Se  E-M-P-O-D-E-I-R-O-U! E isso meu amigo e amiga! NÃO TEM PREÇO! Existe um campeão ou uma campeã dentro de você! Basta você achar, lutar e descobrir! Elas duas ai, descobriram!


Até a próxima! 
Prof. Esp. Rogério Cardoso 

Qual a PRINCIPAL mudança que a corrida e a atividade Física te proporciona?

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Por que o Treinamento de Força para corredores é importante? Prof. ESP....

Qual o certo? Respirar pelo nariz ou pela boca durante a corrida?

Ode as Ultramaratonistas por Rogério Cardoso de Barros

Ode as Ultramaratonistas
"Perguntam-me qual é meu objetivo
Posso responder com uma só palavra:
Chegar!
Assumo a minha tarefa com os kms percorridos
Com muita fé e entusiasmo
Eu corro uma ultra
Porque arranjo o meu destino
e sou responsável por ele
a cada passada
a cada quilometro percorrido
Muitos não entendem
Mas vivemos através de
Alegrias, suor e lágrimas
Porque a graça da vida
É fazer valer a pena, poder dizer o que se faz
Fracasso ou sucesso
são faces da mesma moeda
o importante é o caminho percorrido
o autoconhecimento, o aprendizado
para a conquista da chegada
Tenho plena confiança
Que nada foi negligenciado
As melhores providencias foram tomadas
E seu que sou capaz de provar a mim mesma
que sou capaz
A cada passada, lutarei
com força e confiança crescente
De que a glória vem através do esforço
Carregando em minhas pernas e coração
Não só o meu eu, mas o que represento
Por isso vos digo
fazer uma ultra é cantar a mesma história
com o outro som
Para sentir vibrar a vida
E fazê-la valer a pena"
Rogério Cardoso de Barros

domingo, 6 de março de 2016

Envelhecer de que forma?

Envelhecer de que  forma?
Vamos chegar lá de qualquer forma!!

Olá meus amigos fitlaborianos,

Como desafiar sua idade de forma natural? Esta é a pergunta que buscamos o tempo todo! Seja eu como professor ou a medicina e seus avanços....
Diariamente nos deparamos com informações nas quais podemos ver de que forma  envelhecer e de que forma podemos nos tornarmos mais joviais, aparentando termos menos idade do que realmente temos. Existem propagandas para tudo; aquele creme que remove suas  rugas, aquele tratamento estético que esticará sua pele, aquele medicamento ou suplemento que eliminará suas gordurinhas te deixando mais novo e jovial e milhares de outras “soluções”. Isso soa como se  o envelhecimento fosse algo para se envergonhar, algo que devemos esconder dos outros. Falar a idade, pra que?
O envelhecimento é inevitável! Não devemos ter a vergonha  e sim o orgulho dos anos e experiências que acumulamos no processo de nossas vidas,que são acompanhados de muita sabedoria, conhecimento e experiências que o tornaram  o que é.
Algumas dicas são importantes para o seu envelhecimento saudável e de forma natural. Podemo:
  • Exercitar-nos- a verdadeira fonte da juventude é o exercício.Ainda nos dias de hoje médicos e propagandistas vendem o “exercício” como um envelhecedor por causa dos radicais livres. Isso não é verdade. Pesquisas recentes indicam que até uma de atividade física, sem exposição ao sol e uma alimentação balanceada inibe até os efeitos dos radicais livres do nosso corpo. Isso sem mencionar todas as mudanças fisiológicas e psicossociais que te farão estar feliz e melhor.
  •  Você é o que você come-  Existem milhares de pesquisas relacionando a alimentação natural ou a mais próxima do natural, sem muito uso de alimentos industrializados com longevidade. Ter uma alimentação balanceada e natural estimula o seu sistema imunológico, melhora a sua pele e te faz ter mais vitalidade. Os alimentos que contem vitaminas A,C,D e E e os polifénois (antioxidantes que têm propriedade anti-inflamatórias que protegem e beneficiam a pele) devem fazer parte diariamente da sua dieta. Se possuir duvidas, procure um nutricionista para isso.
  • Dormir bem para rejuvenescer- Experimente ter uma noite de insônia ou mal dormida que os reflexos desta noite já estarão nos seus olhos em frente ao espelho. Isso fará com que tenha um envelhecimento precoce. Durante o sono é o momento onde o corpo recupera todas as suas funções metabólicas e fisiológicas preparando-o para o novo dia. São indicados 8 horas de sono por dia.
Outros cuidados devem sempre fazer parte do seu dia a dia como proteger a sua pele e olhos do sol, não fumar, não exagerar nas bebidas alcoólicas, realizar exercícios mentais e ser menos estressado devem fazer parte do seu dia a dia. Não esqueça, o envelhecimento virá para todos, mas como devemos envelhecer dependerá das nossas escolhas, e quanto mais natural for esta escolha, melhor será.

Se precisar de uma ajuda para como envelhecer melhor, através do seu exercicio, estou a sua disposição! Se quiser bater um papo me ligue19993444935, se quiser ser mais tecnologico me adicione no whatssapp com o mesmo numero. Se preferir à moda antiga, me encontre na Rua do Porto na quarta feira das 18:30 as 20:30.

Até a próxima!

Comprometido com o seu sucesso!
Prof. Esp. Rogério Cardoso
CREF:91020 G/SP

5 motivos para mudar sua saúde em 2016

5 motivos para mudar sua saúde em 2016
 E você pode fazer todas elas

Olá meus amigos fitlaborianos,

Feliz 2016 para todos com muitas paz, alegria, harmonia e saúde! Vira o ano e depois de toda a comilança das festas, o que é normal, afinal devemos brindar o ano dificil e estafante que foi o ultimo ano, a resolução de todo mundo é o de se tornar mais saudável e emagrecer não é mesmo? Depois de um longo tempo, passarei aqui 5 motivos para você fazer de seu 2016 um ano mais saudável! Vamos lá!
  1. 1 em cada 3 - pessoas a cada virada de ano querem ser mais magros e saudáveis, mais 75% delas não conseguem chegar até o final de ano com relação a esta meta programada. 46% não perduram mais que 3 meses. O principal motivo é a falta de planejamento e de acompanhamento. Façam o planejamento e tenham o acompanhamento de um professor de Educação Fisica.A revista Plos Medicine relata que com o acompanhamento de alguém você tem 60% mais chances de sucesso! Estou aqui se quiser ajuda!
  2. Não é da noite para o dia- As pessoas quando resolvem ser saudáveis, querem que tudo aconteça em pouco tempo. Isso cria um sentimento de insatisfação e ai acabam deixando de lado a alimentação e atividade física. As metas devem ser em doses homeopáticas! Comece devagar mas pense grande e longe! Que tal 1kg por mês?
  3. Economizar- Você não precisa gastar rios de dinheiro para a realização da atividade física. Por exemplo, por uma cafezinho por dia, ou 2,60 centavos você pode contratar uma planilha de treinamento cardiovascular que engloba a caminhada ou corrida pela FIT LABORE por exemplo. Ou você pode caminhar 30 minutos por dia no seu bairro ou subir lances de escada, ou ir de bicicleta ao trabalho. Tudo isso sem gastar quase nada mas a sua saúde estará bem melhor.
  4. Combate ao stress- Prepare-se, em 2016 segundo pesquisadores será um ano muito estressante por causa da situação do Brasil e o stress pode te levar a insonia, depressão, obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Por este motivo, uma das melhores formas de combater o stress é o exercício físico. 
  5. Foco na alimentação- Quanto mais você come melhor, melhor será a sua saúde. Prefira sempre alimentos como frutas, verduras, legumes, sucos naturais, e evite o frango que esta tendo muito hormônio e uma pesquisa recente da Universidade da California relata que os hormônios contidos no frango que o fazem crescer mais estão aumentando a propensão ao desenvolvimento do câncer. Ahhh, não se esqueça dos alimentos industrializados. 
Ok, você pode ter muito mais motivos para ser saudável em 2016