terça-feira, 28 de abril de 2009

O que vale mais para emagrecer: Caminhar 5 kms ou correr 5kms?


Olá Pessoal, hoje eu volta a tona com uma dúvida que muitas pessoas tem, e que muitas vezes já me perguntaram: Para emagrecer, vale mais a pena caminhar 5 km ou correr 5 km?


Bom, pergunta interessante né? Mas uma coisa eu posso dizer logo de antemão. Em termos de gasto calórico, caminhar 5 km ou correr 5 km é a mesma coisa! Mas como assim?


Bom, vamos lá. Quando falamos em quilometragem sem tempo, a demanda energética que você gasta para realizar esta distancia é a mesma, independente da intensidade. Se fossemos falar o que é melhor para emagrecer: Correr 30 minutos ou caminhar 30 minutos ai sim, correr 30 minutos teria um gasto energético bem maior, pois sua intensidade seria mais elevada com o mesmo tempo do que a caminhada, então, se a intensidade é mais elevada para o mesmo tempo, a demanda energética é maior!


Mas ai quando falei isso outro dia para uma aluna, ela me falou, então não vale a pena correr; é melhor caminhar então a distância que eu me programei para fazer correndo, pois o exercicio será bem menos sofrido!


Bom isso pode ser uma verdade... mas só na parte do menos sofrido! Eu sou sempre a favor que progressivamente a pessoa corra. Vou explicar os meus motivos! Na corrida, você tem um maior trabalho cardiopulmonar, melhora seu tônus muscular de uma forma mais rápida, trabalha mais o seu sistema osseo, por causa do impacto e poderia dizer muitas outras beneficies da corrida com relação a caminhada! E além de tudo, vamos dizer que você corre 10 km por dia e decide caminhar estes 10 kms. Para que você vai gastar o dobro do tempo caminhando e realizando o exercicio, se você pode ter mais benefícios em menos tempo!


Bom, depois vou continuando o assunto! Acessem o blog. Enviem aos amigos! Abraços

17 comentários:

  1. Olá gostei muito da sua dica já fiz varias dietas passei em muitos endocrinologista nos ultimos quatro anos; tomei renmedios consegui perder peso mas quando parei de tomar os remedios ganhei mas peso do que tinha antes.
    decidi então tentar sozinha estou caminhando e correndo todos os dias e diminui minha alimentação quase não como arroz feijão e massas estou perdendo peso mas estou sentindo dores no joelho então vou continuar com a caminhada até ver o que está acontecendo com os joelhos se é normal ou acabei fazendo uma lesão.
    grata por suas informaçaões.

    Claudineia Santos Farias
    neiasp22@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PROFESSOR, GOSTEI DE ESTAR AQUI LENDO UM POUCO, MAS, CAMINHAR 5 KM OU CORRER 5 KM SE VOCÊ POSSUI UM VO2 LEGAL NÃO TEREMOS DUVIDAS, OPTAREMOS PELA CORRIDA, MAS VOCÊ DESCREVEU QUE É SEMPRE A FAVOR DA CORRIDA POR MOTIVOS BACANAS AUMENTO DO TONUS, CONDICIONAMENTO CARDIOPULMONAR... E QUANTO A INTENSIDADE DESSA CORRIDA, SIM POR QUE PARA ALGUÉM DESCONDICIONADO UMA CORRIDA SIMPLES POR EXEMPLO A 6 KM/H JA PODE ATIVAR SEU SISTEMA ANAERÓBIO E AI ADEUS AERÓBIO, EXISTEM ESTUDOS QUE DESCREVEM MAIOR GASTO CALORICO PROVENIENTE DE DEPOSITOS ADIPOSOS COM CAMINHADAS SIMPLES FRENTE A CORRIDAS LEVE/MODERADAS.

    ResponderExcluir
  3. Ola começei hoje a correr alternado com a caminhada porque estou com 30 kq a mais do meu pesso.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como posso começar a correr se estou fora de forma. Não caminho, nem corro há varios anos. Como posso voltar a correr? Preciso de uma orientação segura.
    Sou mulher e tenho 37 anos, sem nenhuma atividade física no momento.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comesse de vagar,depois corra um pouco,e de pouco em pouco se desenvolva

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei da sua formatação, e vi que vale mais a pena correr dependendo da sua estrutura física.
    Sou uma mulher que pratico exercícios, faço caminhada e corro todos os dias!
    Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  6. A corrida perde-se mais calorias,mas estão esquecendo de falar que a corrida com o passar dos anos pode trazer problemas para o joelho. E se não for com o calçado ideal tambem pode trazer problemas. Ou seja tenho duvidas para perder peso rapidamente preciso correr, mas ficarei escrava da corrida então pois o meu metabolismo não aceitara mais caminhada e poderei quando estiver mais velha a vir ter problemas de joelho. Então prefiro caminhar, fazer spinning que são exercicios de baixo impacto.

    ResponderExcluir
  7. Mas tem um porém que não foi explicado: "quando faz uma caminhada, a pessoa trabalha em intensidade mais baixa, e com isso a predominância maior é do trabalho aeróbio (em que o organismo utiliza o oxigênio em seu metabolismo). “Uma caminhada de uma hora queima em média 480 calorias, das quais 70% são de gordura. Uma corrida queima o dobro de calorias, das quais apenas 30% ou 40% são de gordura” - retirado do site: http://www.eliminandopeso.com.br/correr-ou-caminhar-para-emagrecer

    ResponderExcluir
  8. Prezados,
    agradeço a contibuição do Ultimo anonimo, mas isso já são aguas passadas. Neste artigo http://www.efdeportes.com/efd112/modelos-de-entendimento-do-processo-de-emagrecimento.htm, mostra-se que este modelo já é antigo, assim como em varias referências atuais. O que importa é a intensidade, inclusive para o % de Gordura! Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. 1 hora de caminhada voce queima em média 480 calorias, sendo que deste valor 70% são de gordura, ou seja, vc perde 336 calorias de gordura. Em 1 hora de corrida voce queima o dobro da caminhada 960 calorias, porém deste valor apenas 30 a 40% são de gordura, ou seja, vc perde 384 calorias de gordura. Concluindo, realmente correr queima mais, porém a diferença no final não é tão grande assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Carlos esta teoria esta indo por agua abaixo, e eu não acredito mais nela. O que mais importa é o gasto calórico. Leia este estudo: http://www.efdeportes.com/efd112/modelos-de-entendimento-do-processo-de-emagrecimento.htm . Uma refer~encia muito boa! Grande abraço e obrigado por estar sempre acessando o blog!

      Excluir
  10. Oi
    Eu estou disposta a caminar uma hora diaria, quero com isto deixar sedentarismo de lado e emagrecer. Mas nao sei exatamente a que velocidade deveria ir, portanto, em hora hora quantos km devo fazer para que o exercicio me ajude a descer de peso?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Se pesquisar no google é possível encontrar facilmente estudos mostrando que para uma mesma distãncia, correr gasta mais calorias do que andar.

    ResponderExcluir
  13. Efdeportes, uma revista que perdeu a indexação de tão baixa qualidade que tem, é uma ótima.a referência?
    E o que acontece com o EPOC, vulgo débito de oxigênio pós treino?
    E quem garante que todos oxidam carbonatos e ácidos graxos na mesma proporção? E de qual intensidade de.corrida e de caminhada se.está falando?
    E qual evidência de classe 1, 2 ou 3 se tem de que caminhar e correr dá na mesma? Qual consenso mostra que "correr gasta mais " está indo por água abaixo?
    E o gasto pós treino?
    Ai, ai, ai... Que sofrível essa argumentação! Reprovaria em qualquer banca!

    ResponderExcluir
  14. Efdeportes, uma revista que perdeu a indexação de tão baixa qualidade que tem, é uma ótima.a referência?
    E o que acontece com o EPOC, vulgo débito de oxigênio pós treino?
    E quem garante que todos oxidam carbonatos e ácidos graxos na mesma proporção? E de qual intensidade de.corrida e de caminhada se.está falando?
    E qual evidência de classe 1, 2 ou 3 se tem de que caminhar e correr dá na mesma? Qual consenso mostra que "correr gasta mais " está indo por água abaixo?
    E o gasto pós treino?
    Ai, ai, ai... Que sofrível essa argumentação! Reprovaria em qualquer banca!

    ResponderExcluir