domingo, 15 de março de 2009

Exercício e mulheres!!!


Samantha comenta: " Olá Professor Rogério, agradável surpresa seu blog. Gostaria de fazer uma pergunta que eu vejo que se fala muito, mas que eu até hoje não li nada com uma linguagem fácil e sem ser técnica. Um desafio para você, mas espero que se saia bem. Bom, o ciclo menstrual pode afetar a minha performance no exercicio? De que forma? Obrigado e sucesso!!!"Olá Samantha, tudo bem? Obrigado pelos elogios e pelo desafio. Adoro desafios e espero cada vez mais aprender com as perguntas de vocês leitores.Samantha, respondendo sua pergunta, nas mulheres durante o ciclo menstrual ovulátório, ocorrem alterações das concentrações e das proporções de hormonios muito famosos entre vocês, o estrogênio e a progesterona, que podem alterar a dinâmica do volume vascular, a temperatura corporal e a ventilação. No entanto, existem milhares de estudos pesquisando se isto altera ou não a performance feminina, mas nada ainda muito conclusivo. As esportistas podem ser prejudicadas pelo aumento de peso e pela retenção de fluidos ou pelas famosas cólicas menstruais que podem deixar até a mulher de péssimo humor e conseqüentemente, sem vontade de treinar. Contudo, os exercícios físicos regulares podem ser vantajosos pois reduzem os sintomas pré-mestruais. Isso é importante, já que as conseqüencias de dores decorrentes da menstruação sendo bem menores, leva você a ter um melhor bom humor para realizar o seu programa de exercícios. Espero ter ajudado! Bons treinos e Obrigado!

2 comentários:

  1. sabe o que aconteceu eu comecei a fazer exercicios fisicos e ate agora nao veio minha menstruaa era pra vim dia 19 e hoje e dia 22 eu fico preucupada
    me responda isso interfere no ciclo mestrual

    ResponderExcluir
  2. Quero cuidar melhor da minha saúde, meu imc ta ok mas ainda sou sedentaria, estou pensando em entrar numa academia só pra sair do sedentarismo e aproveitar pra ganhar um pouco mais de perna e bumbum, mas nada de braço musculoso, que tipo de exercicio devo fazer? posso tomar alguma coisa pra acelerar o processo?

    obrigada...

    ResponderExcluir