sábado, 4 de abril de 2009

Qual o melhor piso para a corrida?


Fernando pergunta: " Professor, qual o melhor tipo de piso para correr. Moro em Curitiba e aqui possuem vários tipos de terreno e ouço muito falar sobre várias coisas e gostaria de saber sua opinião. Obrigado e parabéns pelo blog!"


Olá Fernando, tudo bem? Obrigado por acessar o blog e por estar gostando. Bom, sem sombra de dúvidas os melhores terrenos para a prática da corrida são a terra batida e a grama pois oferecem uma boa absorção do impacto que a corrida gera nas articulações. Contudo devemos ter muito cuidado, pois é dificil encontrarmos um gramado em que não há desnível ou buracos, o que pode acabar levando a pessoa que está correndo ali a uma lesão, como por exemplo, torcer o pé e podendo até ficar alguns meses de molho. Já vi muito isso acontecer!


Um artigo do Medicine and Science of Sports Medicine, publicou a listas dos piores a melhores pisos e os que geram maior e menor impacto na corrida. Em primeiro lugar o concreto, depois vem o asfalto, grama e por ultimo a terra batida.


Caso você tenha facilidade em encontrar grama ou terra batida para correr, tente sempre alternar o piso para assim trabalhar diferentes recrutamentos de fibras musculares e evitar lesões por impacto.


Abraços e Boa Corrida!

3 comentários:

  1. Olá Rogério, apenas pra deixar mais claro. A ordem: concreto > asfalto > grama > terra batida. indica a ordem do pior para o melhor, ou mo melhor para o pior?

    ResponderExcluir
  2. Olá MP, me perdoe pela falta de esclarecimento! A ordem do pior para o melhor piso é : Concreto/asfalto/grama/terra batida, sendo que estes dois ultimos são praticamente iguais na absorção de impacto. Abraços e Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor, qual é o artigo que foi publicado?

    obrigado

    ResponderExcluir