segunda-feira, 6 de abril de 2009

Pilates ou Musculação?


Genivaldo pergunta: " Prof. Rogério, eu estava vendo o seu blog e achei bem legal. Eu sou praticante da corrida e gostaria de saber o que é melhor para evitar lesão e melhorar minha corrida; a musculação ou o pilates?"

Olá Genivaldo, muito obrigado pelo acesso ao meu blog. Espero ajudar a sua dúvida!

O Pilates foi desenvolvido pelo médico Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. Usando máquinas de tensão e torção, você alonga e fortalece os grandes musculos como o quadríceps e os gluteos tonificando estes músculos e dando força ao abdomên e à pelvis. O pilates trabalha principalmente a consciência corporal e a mobilidade da coluna.

A musculação é um treinamento baseado no levantamento de pesos, que pode ser com a mesma carga do corpo, para os que não são bem condicionados. Existem muitos exercicios específicos da musculação para o desenvolvimento da força e resistência que deixam os musculos mais fortes e consequentemente,diminuem o risco do desenvolvimento de lesões.É muito indicado para atletas que possuem um desequilibrio muscular.

Acredito que um trabalho complementa o outro e não existe o melhor, e sim, o que é melhor para você! Há pessoas que preferem o Pilates, outras a musculação. Com certeza, independente do que seja feito, os dois irão trazer beneficios para você na sua corrida.

Abraços e Bons treinos!!

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber o que me ajudara na definição do abdomen, pilates ou musculação? entre esses qual se desenvolve mais rápido

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber o que me ajudara na definição do abdomen

    ResponderExcluir