quarta-feira, 8 de abril de 2009

Acumular Minutos...para emagrecer!!!


Pesquisa mostra que o importante é acumular minutos e pensar em longo prazo para emagrecer
Por Rogério Cardoso


Muitas pessoas perguntam qual a melhor estratégia para emagrecer. A recomendação de uma atividade aeróbia de baixa intensidade e longa duração, com o objetivo de maximizar o metabolismo das gorduras é um dos exemplos das estratégias criadas pelos profissionais da área de saúde, muitas vezes sem fundamentação cientifica adequada.
Existem atualmente dois modelos de estratégias visando o emagrecimento: o Modelo Matemático e Modelo Metabólico. De um modo fácil de ser entendido, o primeiro modelo engloba as condutas que tem por finalidade promover um balanço energético negativo, baseado na matemática entre o que é gasto e o que é ingerido e a segunda, o de promover um aumento do metabolismo de gorduras.
Algumas condutas profissionais se valem de princípios característicos aos dois modelos apresentados, contudo tal atitude parece estar desvinculada de qualquer pressuposto. Enquadram-se nesta situação aquelas recomendações que por um lado prezam uma dieta balanceada hipocalórica ( modelo matemático) e por outro lado preconizam uma atividade aeróbia de baixa intensidade e longa duração com o intuito de se consumir mais gordura(modelo metabólico) . Na verdade, esta confusão de princípios é, provavelmente, a mais observável entre os profissionais que atuam na orientação para o emagrecimento.
De forma aparentemente simplista e causal, começou-se a supor que a única maneira de metabolizar a energia estocada em excesso no corpo humano na forma de gordura seria priorizando durante a atividade física a via aeróbia. Apesar de atrativa, essa afirmativa carece de experimentos científicos que a sustente.
Talvez esse pensamento seja baseado no âmbito das gorduras ingeridas na dieta que quando comparadas aos carboidratos e gorduras, apresentam mais que o dobro das calorias. Deste modo, fazendo-se uma dieta hipocalórica com exercícios de baixa intensidade, acredita-se que a principal fonte de energia para atender esta demanda energética seja a gordura.
Mesmo considerando a importância da intensidade do trabalho no direcionamento da energia utilizada, pesquisadores concluíram que altas intensidades de exercício, apesar de propiciarem uma participação percentual menor das gorduras como fonte energética, no final, levando-se em conta uma menor participação percentual numa maior intensidade, propiciam a utilização de gorduras em quantidades semelhantes àquelas utilizadas em atividades de menor intensidade.
Independente da teoria utilizada, um trabalho de baixa intensidade e longa duração é o recomendado, mas não com a intenção de metabolizar as gorduras, e sim proporcionar provavelmente um maior prazer , maior manutenção do aluno ao programa de exercícios e alcançar um gasto calórico adequado recomendado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte que é de cerca de 300 a 500 kcal por sessão.
Cai por baixo então, a teoria que recomenda a duração da atividade de no mínimo 20-30 minutos com a intenção de maximizar o metabolismo lipídico. Qualquer exercício gasta energia, logo qualquer exercício é melhor que nenhum. A idéia de um tempo mínimo para a aquisição de resultados é mais desanimador para a prática da atividade física. Por causa desta idéia, diversos indivíduos provavelmente evitam o inicio de uma atividade física, ou por não se adequarem as atividades tradicionalmente prescritas, ou ainda por já terem fracassado em tentativas anteriores.
Com base no gasto energético, não faz a menor diferença que a atividade seja continua ou intervalada, desde que se mantenha a mesma intensidade. Isso permite a indivíduos mal condicionados, ao invés de terem que enfrentar maçantes 40 minutos contínuos numa esteira ou caminhada, podem realizar 4 series de 10 minutos totalizando os mesmos 40 minutos e conseqüentemente o mesmo gasto energético.
Devemos ver a atividade física como uma poupança e não como uma bolsa de valores. O resultado é a médio e longo prazo e não em curto prazo quando se pensa em emagrecimento. Caso você tenha bom ou ruim condicionamento o importante é o gasto calórico total seja você percorrendo 5km em 1 hora ou em 30 minutos. A diferença neste caso será somente a intensidade que você irá realizar o exercício.
Então, não espere ter 1 hora do seu dia para realizar atividade física. Se tiver 15 minutos, faça, comece assim, e vá progredindo aos poucos. Caso você não consiga realizar 30 minutos de atividade física por dia, faça 3 sessões de 10 minutos. Dá no mesmo! Sua saúde irá agradecer. Faça acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário