quinta-feira, 16 de abril de 2009

Com treinar corretamente?


Prezados leitores, o nosso consultor André, respondeu uma pergunta muito pertinente de um leitor sobre fisiologia do exercicio!


Francisco pergunta: "Prezado professor , muito obrigado pelo seu blog, o que nos faz como humildes corredores visitar você sempre para o esclarecimento de dúvidas. Professor, Gostaria de saber o seguinte: Eu corro normalmente 10 km por dia, mas eu quero fazer uma maratona, porém, não possuo muito tempo, nem nos finais de semana, para realizar os treinos longos de 2 ou 3 horas. Gostaria de saber se eu realizar 3 treinos durante o dia de 10 km eu vou consegui correr tão bem quanto se eu treinar direto estes 30 kms? Boa Semana!"


André responde: Obrigado pela sua participação! Bom, importante ressaltar primeiramente que para se realizar uma maratona todos os sistemas fisiológicos do organismo precisam estar preparados e em equilíbrio, em resposta à demanda energética elevada proporcionada pela maratona.


O treinamento físico promove adaptações positivas nesses sistemas fazendo com que a ocorrência de lesões e inflamações sejam atenuadas. O despreparo físico por outro lado faz aumentar os efeitos deletérios da maratona, assim se faz necessário um treinamento bem programado e periodizado. Nesse sentido, um dos aspectos que mais norteiam a ciência do exercício é o princípio da especificidade.


Para atingir uma ótima performance, você deve treinar com o gesto motor mais próximo do esporte praticado. Acredito que por você não ter tempo pode sim correr 10 km de forma “picado”, mas importante um pouco antes da maratona você começar a treinar por 30 km de uma só vez para o organismo se adaptar fisiologicamente. Vai intercalando os dias com alguns treinos de 3 x 10 e alguns de 30 direto assim o corpo se adapta melhor também por ter uma multivariabilidade do treinamento. O que não recomendo é correr 10 x 3 direto, pois como já dito o princípio da especificidade persegue o atleta.


E você também deve avaliar seus objetivos, se for treinar para ganhar tem que cuidar de outros pontos importantes como a alimentação e a parte psicológica, se quer apenas completar a maratona acredito que esse treino variado e bem periodizado possa ter resultados positivos para uma corrida tranqüila. Mas lembre se que antes da maratona, comece a especializar o treino como se fosse a própria maratona. Importante também é lembrar que esse treino envolve a capacidade aeróbia da pessoa e é um esporte de natureza contínua, e não explosiva.


Portanto faça o seguinte: corra 3x 10 alguns dias aumentando a intensidade já que o volume de treinamento é menor. Em outros dias faça os 30 Km menos intensos focado para a maratona ok? Bom era isso, espero ter ajudado, bom treino e boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário