sexta-feira, 3 de abril de 2009

Musculação para evitar lesões!


Gabriel pergunta: " Prof. Rogério, antes de mais nada agradeço a sua ajuda em atender as pessoas que querem sanar as dúvidas relacionadas a atividade física. Gostaria de fazer uma pergunta a você; Eu corro de 4 a 5 vezes por semana e minhas metas principais são provas de 10 e 21 km. Quantas vezes no mínimo eu preciso fazer de musculação para evitar algum tipo de lesão relacionado a esta atividade? Obrigado!"

Caro Gabriel, tudo bem? Sua pergunta é muito importante, pois geralmente é dúvida de muitas pessoas que correm. O impacto gerado pela corrida, faz com que se sobrecarregue muitas vezes as articulações mais usadas da corrida, e assim, podendo gerar lesões nestas articulações.

A musculação entra como um complemento muito importante para a corrida, pois fortalece especificamente os grupos musculares responsáveis pelo impacto, além de melhorar a força e resistência muscular, fazendo com que o musculo aguente uma maior sobrecarga.

O ideal é intercalar um trabalho especifico de força e resistência e isso deve ser consultado diretamente com o seu professor de educação fisica visando o trabalho que você está fazendo e qual a intensidade do seu treinamento na corrida bem como o periodo do treinamento. O ideal segundo o ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte) são de 2 vezes por semana onde possa ser trabalhado os grupamentos mais usados na corrida e não podemos esquecer tambem de fortalecer a região do tronco, pois é uma das mais usadas na corrida.

Consulte sempre um profissional de educação fisica e não faça exercicios por conta própria, pois ao invés de ajudar pode piorar sua situação. Abraços e Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário