quinta-feira, 9 de abril de 2009

Corrida contínua ou intervalada para emagrecer?


" Pedro pergunta: "Bom dia, vi seu blog através da runners achei muito legal. Gostaria de saber o que tipo de treinamento emagrece mais, a corrida continua, ou corrida intervalada?"


André: Bom dia Pedro, que bom que gostou do Blog e obrigado pela participação! Sua pergunta se enquadra em um contexto bastante interessante, já que é uma dúvida de muitos praticantes de atividade física e esporte. Ainda não se sabe exatamente ao certo qual o método ideal para a perda de peso, já que muitos fatores influenciam como a alimentação e a variabilidade entre indivíduos etc.


No entanto alguns estudos mostraram alguns resultados interessantes em relação a essa questão. Vamos tentar a partir daí fechar essa questão em todos os ângulos possíveis: tanto o treinamento aeróbio quanto o intermitente pode favorecer melhorias no condicionamento aeróbio.


Pois bem, estudos mostram que a corrida intervalada promove uma maior gasto de energia e aumentos no total de calorias gastas em comparação a corrida contínua. O total de calorias gastas seria mais importante então que a porcentagem de gordura gasta em cada caloria. Outro ponto chave importante é de que a corrida intervalada geraria um maior EPOC (maior consumo de oxigênio pós exercício), ou seja, relacionado ao maior gasto energético em repouso pela necessidade de aumento do consumo de oxigênio durante a recuperação. Outros benefícios do treinamento intervalado seriam, por exemplo, quebrar a monotonia causado pela corrida contínua, pois no intervalado você diversificaria a intensidade em cada série.


A corrida intervalada seria interessante também para iniciantes que não conseguem manter o ritmo prolongado por tempo muito, como na corrida contínua. Portanto, caro Pedro, se você quer emagrecer, alguns estudos mostram que a corrida intervalada teria um efeito maior sobre a perda de peso, em comparação a corrida contínua, mas sempre lembrando que existem vários fatores por trás disso. Boa corrida!

12 comentários:

  1. Rogério,

    Parabéns pelo teu blog. Super informativo e com informações confiáveis. Somos, eu e minha esposa também corredores e para nós será importante podermos acompanhar teus post. Passei a ser seu seguidor no blog e o inclui como link lá no A & A Running, nosso modesto blog, onde contamos sobre nossas corridas. Se puderes nos visite lá no blog.

    Abraço,

    Álvaro.
    http://aearunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Álvaro e Adelaide, muito obrigado por achar o blog interessante. O nosso objetivo é este, proporcionar as pessoas um conhecimento cientifico de dúvidas relacionadas a atividade física numa linguagem simples e clara! abraços

    ResponderExcluir
  3. Rogério, com o ojetivo de perda de peso, a caminhada com tiros de velocidade (ocasionais)próximos da F.C.MAX. poderia então se configurar um treinamento mais eficiente para indivíduos sedentários com boa situação cardíaca?

    ResponderExcluir
  4. oi, gosraria de saber como faço para começar a correr, já que não tenho o custume?
    tb queria saber quanto tempo leva em média o organismo para não sentir mais dores musculares e se adptar a corridas de uma hora em média, e quanto é o tempo de corrida ideal por dia para emagrecer?

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Rogério, é a primeira vez que acesso seu blog e amei. É muito gratificante encontrar pessoas que usa o conhecimento para ajudar o próximo.
    Peço autorização de postar no meu blog esse post sobre corrida que é muito interessante. Eu faço corrida intercalada, são 4km faço 200/200mts.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Rogério,
    Meu nome é Gisele, moro em Brasilia, tenho 42 anos, fiquei 15 anos sem malhar e voltei a malhar tem 1 ano e meio. Sinto que estou com uma resistência muito boa novamente. Vou à academia todos os dias da semana. Seg, qua e sexta faço Spining e musculação. Terça e quinta faço Pilates de solo e corro 40 minutos. Sábado às vezes corro e faço musculação. Fui ao nutricionista, estou seguindo 80% da dieta e tomando alguns suplementos passados por ele. Perdi massa gorda, mas ainda estou com uns 3 kg de gordura localizada, nas costas, e na barriga. Gostaria, então, que vc me passasse um treino para fazer na esteira, duas ou tres vezes por semana, intervalado ou não, o que for melhor, para meu emagrecimento localizado! Gosto de correr e raramente tenho preguiça. Pode mandar ver!!! Aguardarei ansiosamente!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo, parabéns , muito esclarecedor , hoje mesmo meu personal mandou eu fazer a corrida intervalada , achei estranho , mas agora vi que tem muito nexo e ele tem razão .Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rogério, Adorei seu blog... tbem sou profissional de Educação Física, porém estou começando agora e pretendo segui o rumo de personal, adoraria me corresponder com vc e trocar idéias, conhecimentos. email: kacavaz@yahoo.com.br
    até
    abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá Rogério, corro em media 6 km por dia, o que voçê acha? obrigado pela ajuda e que seu blog continue assim informativo e dinamico , forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá, amei seu blog, como tem informações q não são divulgadas.
    Estou fazendo dieta desde setembro/2009, faço ortomolecular, pilates e corro 2 km todos os dias, estava com 80 kg e emagreci 13 kg, tenho 41 anos e estou me sentindo bem melhor. vou ser seguidora do seu blog. muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Vc tem alguns links ou mesmo pode nos sugerir treinos intervalados.

    Caso tenhamos um monitor cardíaco podemos ficar em repouso até um alvo normalizado em torno de 60 a 70% da máxima.

    As vezes saiu pra rua para um pré aquecimento de uns 15 a 20 minutos e parto para a esteira, então para séries de 1, 2 ou 3 minutos... a velocidade de 7 a 10 km/hora. Repito enquanto sentir que minha frequencia em repouso já não volta em uma mesma faixa de tempo da por exemplo primeira série... etc.

    Grato pelo atenção e espero ter algumas dicas de como fazer um treino intervalo, muito legal para mudar a rotina.

    João.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Ótima explicação e parabéns pelo blog. Completando o pensamento lógico e científico que foi proposto no blog, tenho a dizer que entre as variações de emagrecimento você pode colocar com certeza o controle da freqüência cardíaca que tem grade influência no papel do emagrecimento, da transformação de gordura adiposa em massa magra e/ ou na queima dessa gordura adiposa. Isso se dá sobre a porcentagem alcançada pelo corredor e a intensidade que ele corre, e com certeza o metabolismo sobre essas influências.


    Blog:

    http://johnericpersonaltrainer.blogspot.com/


    Att,

    John Eric H. de Souza - Personal Trainer

    ResponderExcluir