terça-feira, 10 de junho de 2014

O calor e a umidade mandam recados!



E ai galera, tudo beleza? E essa chuva que não vem, deixando o ar mais seco ainda, além desse fortíssimo calor? Para aquelas pessoas que adoram correr na rua, fica o alerta para escolherem os horários do início da manhã e a noite, pois realmente está impraticável. Não deixem nunca o protetor solar de lado, até mesmo nessas horas onde aparentemente o sol não está tão forte. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, chegando a representar 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Você sabia disso?

Outro alerta que faço é com relação à baixa umidade do ar, que é extremamente prejudicial ao corpo, causando até mesmo problemas ao coração. Com a transpiração excessiva para perder calor para o ambiente externo, desidratamos demais, fazendo a frequência cardíaca aumentar de forma excessiva para poder circular um volume de sangue, que está menor nos vasos. É a maneira que o organismo encontra para compensar essa perda, mantendo a intensidade da atividade. Essa sobrecarga cardíaca é muito perigosa. Não se esqueça de se hidratar sempre. Além desse problema, a baixa umidade do ar ainda pode causar complicações alérgicas, sangramento pelas narinas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, sensação de garganta seca, cansaço precoce. Se sentir alguns desses sintomas, melhor voltar caminhando para casa!


Infelizmente não podemos “brigar” com o ambiente externo, mas temos algumas alternativas que reduzem muito o risco de algum problema. Procure academias climatizadas ou outros horários que permitam que você faça a sua atividade de forma confortável. São nessas pequenas atitudes que evitamos grandes problemas!

Um abraço a todos

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto
Realizando sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário