terça-feira, 20 de maio de 2014

Porque o descanso é tão importante!


Hoje vou falar um pouco sobre descanso pré e pós-treino e descanso a partir de uma boa noite de sono. Como parte da nossa metodologia de ensino, pegamos muito no pé dos nossos alunos por causa desses descansos. São IMPORTANTÍSSIMOS para que os efeitos das sessões de treino, seja qual for, causem os efeitos esperados no organismo ou causem as adaptações esperadas no organismo, evitando também possíveis lesões.
Antes de competições, como a corrida, por exemplo, e isso serve pra qualquer corredor, precisamos estar bem descansados fisicamente e não fazer nenhum tipo de atividade com altas intensidades e longos períodos de duração, para que não causem traumas a níveis celulares (lesões, que podem levar a rompimentos) e utilizem demais nossas reservas energéticas musculares (glicogênio muscular), tudo para que no dia da prova os músculos e essas reservas possam estar até mais do que 100% ideais! Sim, mais do que 100%! De acordo com a periodização de qualquer modalidade, muitas dessas adaptações fazem com que sua capacidade aumente antes de determinadas datas, provocando a chamada supercompensação muscular, levando você a melhorar sua performance!
Dentro desse contexto também tem o sono, e não podemos esquecer-nos dele. Uma noite bem dormida, em média sete horas, causa benefícios que vão influenciar no ganho do seu objetivo. Claro que hoje temos dias corridos, cheio de compromissos que não permitem horas de sono, mas temos que se virar com isso! Não atropele sua saúde, e sim a coloque sempre à frente! Dentre esses benefícios estão à função restauradora natural dos estoques de energia, recuperação, relaxamento e descanso da musculatura, dá qualidade ao sistema nervoso central, fortalece o sistema imunológico e melhora da memória. Quando se fala em hormônios então a coisa fica muito mais interessante! Secreção e liberação de hormônios como o do crescimento que ajuda na hipertrofia muscular, insulina que ajuda na reposição dos estoques de glicogênio muscular (essa é a razão para aumentar a ingestão de carboidratos um ou dois dias antes de corridas, por exemplo, para que se aumentem os estoques de glicogênio muscular), diminuição da produção de cortisol e adrenalina, que são hormônios responsáveis pelo stress (daí a importância no combate a ele) e também no combate a PERDA DE PESO, pois existe o aumento da leptina (hormônio da saciedade) e diminuição da grelina (hormônio do apetite). Enfim, existe uma regulação dos hormônios que deixam nosso organismo afinadinho, sem falar em muitos outros hormônios... o sono é a melhor maneira de se recuperar!!!

O descanso pós-treino completa tudo isso. Se quiser que o treino que você fez surta efeito, ou quer que aquela velha lesão não volte, DESCANSE! Acabou o treino, acabou o quê estava planejado pra fazer, VÁ DESCANSAR! Se alimente bem para repor energias e deixe os músculos respirarem! Dessa maneira com certeza todos os seus objetivos serão alcançados! Descanso faz parte da qualidade de vida, então não se esqueça dele! O sono então nem se fale! Durmam bem!!!

Um abraço a todos!

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário