terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dietas milagrosas? Muito cuidado! Sem orientação, pode estar perdendo tempo valioso!


E ai galera, tudo beleza? Espero que sim! Já está fazendo seu programa de atividades? E você que ainda não iniciou um programa de corrida, vamos começar, pois é muito bom!
                
Ultimamente tenho conversado muito com meus alunos sobre dietas. Alguns com dúvidas, outros com idéias, outros pedindo dicas e muitos alimentando a esperança de dietas milagrosas, que fazem verdadeiras façanhas. Eu, como treinador, muitas vezes fico num mato sem cachorro, pois as perguntas vão aparecendo e por vezes não tenho as respostas, simplesmente porque não é a minha área de atuação, apesar de sempre ler sobre os diversos assuntos. Preocupa-me muito o teor das perguntas, que vão desde “que tipo de dieta é essa” até “em quanto tempo consigo resultado com essa dieta”! Como praxe, peço que procure a orientação de uma nutricionista, mas parece que as pessoas teimam em acreditar mais em TV, revista de moda e propaganda! Procurar uma nutricionista, que é a minha indicação, poucas pessoas fazem, pois preferem aderir as “dietas milagrosas”.

E isso pode custar caro sim, e muito! Só existe uma maneira de detectar de acordo com seu objetivo, quais as suas necessidades nutricionais, e o trabalho da nutricionista se resume também a uma palavra: individualidade. De acordo com uma avaliação e até com exames de sangue, detecta-se, por exemplo, a deficiência de alguma vitamina, minerais ou excesso delas, e entre outras coisas, se existe a necessidade de esse ou aquele alimento. E se você fizer por conta, como avaliar isso?

Posso citar aqui Dr. Atkins, cardiologista que publicou em 1972 a Dieta Atkins, que consistia em reduzir drasticamente o consumo de carboidratos, se baseando em pesquisas feitas a partir da dieta dos esquimós, ou a dieta paleolítica, que sugere hábitos alimentares do homem primitivo, priorizando o consumo de proteínas magras, carboidratos de verduras, açúcares de frutas e gorduras de peixes e oleaginosas como exemplos de dietas que “entram na moda”, mas sem essa pretensão. São dietas fundamentadas em estudos, com sérias restrições a alguns alimentos, como o glúten por exemplo, que as vezes não podem ser aplicadas a qualquer pessoa, simplesmente pelo fato de que, de acordo com seu hábito alimentar desregulado, pode estar em profunda deficiência nutricional. E se por acaso tiver alergia a algum alimento, como você vai saber?


Milagre meu povo são vocês quem fazem! Ir treinar no frio, no calor, com dor, com chuva. Passar vontade de comer uma pizza, um bolo, fazer avaliações periódicas com a nutricionista. Isso sim é um milagre nos dias de hoje! As dietas são fantásticas mesmo, com seus fundamentos científicos e com seus resultados. Mas tudo isso é vago se não for orientado por profissionais capacitados como os nutricionistas. As dietas dão resultados sim, mas dependem de ajustes decorrentes das experiências que vocês têm com os cardápios e os diversos objetivos. A correta orientação vale muito à pena!!!

Abraço galera!!!

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário