quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ter um corpo esbelto e magro! Sem muitos músculos!

Ter um corpo esbelto e magro! Sem muitos músculos! 

Será possível????

Caros amigos fitlaborianos, tudo bem?

Como andam as coisas?  Estou muito feliz de nestes dias ter recebido a noticia que estão gostando da minha coluna no Jornal de Piracicaba sobre saúde e bem estar. Para quem é de Piracicaba a coluna sai sempre as quartas feiras no Caderno Bem Viver do Jornal de Piracicaba. No blog da FIT também coloco depois de impresso. Vai lá!

Recebi de uma leitora uma dúvida, se era possível ficar com o corpo magro e longilíneo como o da Carolina Ferraz, sem ter muitos músculos mesmo fazendo a musculação. Isso é uma dúvida muito comum entre as mulheres, e espero que possa ajudá-las nesta abordagem. 

 

A primeira coisa que temos que pensar é na genética. A atriz acredito,  tem uma predisposição genética para ficar com um corpo como este , o que já é meio caminho para manter este corpo. Mas vamos pensar que não se tenha esta genética.
Entendo que há uma cultura entre os meus colegas de profissão e muitos treinadores de trabalhar a mulher  com definição e muita massa muscular. Mas com certeza uma grande parcela das mulheres querem estes corpos, magros e longilíneos, para "vestirem-se" bem em qualquer roupa. 

Mas vamos trabalhar com algumas hipóteses para ajudá-la:

1- Como você é?
É muito complicado eu dar uma opinião sobre o corpo de uma pessoa, sem a conhecê-la, conhecer seus hábitos e saber como é sua rotina de vida.
Se estiver muito acima do peso, a primeira coisa a fazer se quer ter este tipo de corpo é procurar uma nutri e realizar exercícios físicos. Vamos trabalhar para cada tipo de corpo, e esta é  a intervenção que eu faço de acordo com o objetivo de cada cliente:

Sobrepeso e muita gordura corporal --> Dieta, Cardio de alta intensidade, Musculação
Magra mas sem forma --> Musculação pesada e comer mais e melhor
Sobrepeso com muito músculo --> Dieta restritiva para emagrecimento e aeróbico

2-Peso e Altura?
A Carolina Ferraz é uma mulher de 43 anos de idade, que sempre teve o corpo e vive da sua imagem corporal,por ser atriz e por fazer capas de revistas e etc... Ela tem 1,72m de altura e pesa 57 kg.  Eu não gosto muito de ligar para peso na balança, para mim não é um "excelente" indicador de magreza ou saúde.E além do mais, poucas pessoas precisam do corpo para ganhar dinheiro como ela. Esta é a profissão dela. Se for a sua, pode ser. Bom, eu prefiro trabalhar com os seguintes indicadores:

  • Como as roupas estão no corpo
  • Como está o seu nível de condicionamento físico
  • Comparação de foto antes e depois
  • Elogios dos outros 
  • E as medidas de indicadores de saúde como glicemia, colesterol, pressão arterial e etc...
O peso da pessoa muda todos os dias. Na  Fase menstrual você pode "aumentar" seu peso em até 2kg. Ingestão de água comida e etc... Não fique na neura!

Além disso, estas mulheres como a Carolina Ferraz são bem adaptadas geneticamente para este tipo de corpo, e outra coisa, não achem que elas comem o que querem. Enquanto no Brasil a média de ingestão calórica é de 2000 a 2500 calórias, uma atriz como ela consome entre 1200 a 1500 calórias diárias.

3-Treinamento

Mulheres como a Carolina Ferraz fazem muito aeróbico, fazem musculação, fazem Yoga, mas sem se preocuparem em aumentar as cargas. E na maioria das vezes o aeróbico é de longa duração e baixa intensidade e o treinamento em forma de circuito. O importante para ela é deixar o músculo tonificado, o que é diferente de deixá-lo com volume. Por isso, cargas sem ser progressivas, com repetições longas e em forma de circuito sem pararem para conversar ou parar no aparelho.

Isso também serve para homens, embora o intuito dos homens muitas vezes é o de aumentar sua massa muscular.

Para você, homem ou mulher que desejam moldar seu corpo, deixá-lo mais do jeito que gostariam que fosse, de acordo com a sua genética, entre em contato comigo, terei o maior prazer em ajudá-lo a conquistar esta meta. Temos planos para 1x por semana,2x por semana e 3x por semana. Entre em contato comigo, rogerio@fitlabore.com.br ou me procure no Facebook, Rogério Cardoso de Barros.

Comprometido com o seu sucesso,

Prof. Esp. Rogério Cardoso


Receita de Hoje

A batata doce é um ótimo alimento para a pratica de atividade física  por ser de baixo índice glicêmico. Então manda ver!

Prof. Esp. Rogério cardoso




Batata Doce Salteada
Ingredients
200 gramas de batata doce sem casca
1 pitada de sal
1 colher se sopa de salsinha fresca picada


Instructions
Corte a batata doce em cubinhos.
Coloque em uma panela com água e deixa a batata cozinhar sem que fique mole.
Escorra a batata.
Esquente uma frigideira untada com óleo PAN.
Jogue as batatinhas, salpique o sal e a salsinha.
Deixe dourar por cerca de 1 minuto e vire as batatinhas.
Repita esse passo até dourar os lados das batatas (quem tiver a prática pode jogar para cima as batatas com a própria frigideira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário