segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Por que se hidratar???


E ai galera, tudo bem por ai? Espero que sim!! Bom, meu artigo semanal é com relação à hidratação. Qual a sua finalidade, importância e se é necessário mesmo. E o isotônico, funciona?
Sabemos que a água é o maior hidratante que existe certo? Na sua composição, existem sais minerais necessários para a hidratação. Quando falo hidratação, me refiro sempre as nossas células, ok?  Em nosso corpo temos entre 70% e 75% de água, portanto precisamos muito para o bom funcionamento dos órgãos e células. A água no nosso meio fisiológico tem livre acesso entre as células e o sangue, por exemplo, o quê não acontece com outras substâncias. Essa movimentação ocorre por osmose, quando ela sempre se desloca para o meio onde há maior concentração de solução. Se no interior da célula está mais concentrado de substâncias como sais minerais, por exemplo, a tendência é a água “entrar”, mas se no seu exterior estiver mais concentrado, a tendência é “sair”. Isso ocorre normalmente durante o dia, onde mantem-se o equilíbrio. Já vão entender onde quero chegar, apenas dando uma pequena explicação.
Quando realizamos corridas em dias quentes, desidratamos muito devido a transpiração e pela respiração, perdendo sais minerais. O alerta é ligado pela sede, mas já estamos em estágio avançado de desidratação. Se persistir sem se hidratar, outro problema: devido à baixa quantidade de água no sangue, aumenta a sua concentração extracelular, roubando mais água da célula, causando sintomas mais graves como dor de cabeça, náuseas, tonturas, dores musculares e alucinações, podendo ter efeitos irreversíveis.
A hidratação reverte esse quadro. A água leva sais minerais perdidos e equilibra as concentrações entre o sangue e a célula, devolvendo a normalidade das funções fisiológicas. A água nesse caso é o melhor remédio, mas temos algumas opções para otimizar e retardar a desidratação. Por exemplo, todo mundo conhece o Gatorade, certo? O Gatorade é uma bebida isotônica ou hidroeletrolítica, similar a água, com sais minerais, água e carboidratos, desenvolvida em 1965 na Universidade da Flórida, EUA. Foi testada primeiramente em um jogo de futebol americano, no time do Baby Gators, que durante o teste reclamou muito do sabor.  Para amenizar, misturou suco de limão a bebida, de onde se originou o nome Gatorade! GATOR com relação ao time e ADE do inglês “limonade” (limonada). Ficou conhecida como a “limonada dos Gators”, hoje Gatorade.
O Gatorade faz com que a absorção de água e sais seja mais rápida devido ao carboidrato contido na sua composição, além de fornecer um pouco de energia para os músculos. Existem também outras marcas similares com os mesmos efeitos, mas existem alimentos como o coco e a cana-de-açúcar, que são excelentes hidratante naturais que contém inúmeros benefícios. Meu conselho? Hidrate-se sempre ao natural!
Meu objetivo foi o de explicar que para funções fisiológicas não existe jeitinho. Não se arrisque! Está sentindo tontura, náusea, fraqueza e principalmente sede, se hidrate. Tenha sempre uma garrafinha com água por perto ou procure se informar de bebedouros, etc. O período quente está chegando e a hidratação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde de todas as pessoas, ativas ou sedentárias. Não espere a sede chegar, estabeleça horários e beba água!

Abraço a todos

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário