terça-feira, 12 de novembro de 2013

Não somos a “geração saúde”!! E nem seremos!


E ai meus amigos, beleza pura?

Antes, queria parabenizar nossos Fitmaratonistas Hélio, Milena, Ângela e Tonico pela maravilhosa experiência. Participaram da Maratona de Punta Del Este, no Uruguai! 42kms de muita fé, alegria, sofrimento e o ápice da chegada. São pessoas maravilhosas com seus feitos maravilhosos! Que sirvam de exemplos para outras pessoas, pois precisamos viver disso, de nossos feitos, nossos sonhos e realizações. Como venho dizendo a muito  tempo, o quê vale a pena na vida é senti-la na sua essência, o viver! Só vamos levar isso para a eternidade. Sensacional! Feliz por ter participado da preparação desses heróis. Excelente trabalho do nosso Prof. Esp. Rogério Cardoso de Barros, que foi parte integrante e fundamental na organização e planejamento dos treinos, dando significado a palavra “coach” como ele é chamado. Parabéns Rogerião!

E graças a Deus também realizei um sonho: fui assistir ao show do Iron Maiden em São Paulo! SURREAL!!! Simplesmente está marcado na minha galeria dos fatos que vou levar pra sempre!

Há um tempo, não muito distante, surgiram com a ideia de que éramos da geração saúde, da pratica de atividades, onde apareciam as pessoas correndo na praia, malhando em academias e etc. Até hoje não sei se foi um estímulo ou um incentivo, propaganda ou marketing. Talvez essa onda tenha aparecido a partir de um estereótipo criado pela televisão, jornais e revistas de moda a partir de modelos de homens e mulheres com os corpos lindos e sarados...acredito muito nessa ideia. E a partir dela posso falar: esse estereótipo necessariamente não é um modelo de SAÚDE! Se um corpo esbelto, magro, definido e musculoso fosse um modelo de saúde, então não haveria pessoas se entupindo de suplementos, anabolizantes, tomando remédios para emagrecer, desenvolvendo doenças como bulimia, anorexia, lipos, próteses de silicones e etc! A procura ai é por estética, não por saúde, e geralmente não termina bem. Isso não é saudável!
Não somos a geração saúde! Vou pegar alguns dados para comprovar essa afirmação: Em 2006, a taxa de obesidade geral entre homens e mulheres era de 11%. Esse valor pulou para 16% em 2011! Quer outro dado interessante? Tínhamos no Brasil todo em 2000 797 academias. Esse número pulou para 16.952 academias em 2010! Opa, alguma coisa está errada! Se existe uma tendência no aumento no número de academias, deveria existir uma queda na porcentagem de obesos! Mas não é isso que ocorre. Juntos, McDonald’s, Bob’s, Subway e Burger King inauguraram mais de  700 pontos de venda em 2012, um aumento de 23% em relação a 2011, segundo matéria do Estadão. Literalmente não somos nem de perto a geração saúde que a mídia proclamou.

Saúde é um assunto muito sério, e não é a busca pela estética que vai lhe trazer saúde. O contrário sim é verdadeiro! Procure ter uma saúde melhor que um corpo bonito e aquele abdômen sarado que tanto procura serão as recompensas! Acredite!

Abraço a todos!

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto
Realizando sonhos!

"Esqueça o sofrimento e venha se divertir correndo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário