terça-feira, 23 de março de 2010

Papel dos Carboidratos e Proteinas na saúde mental


Fonte:minddisorders.com


Carboidratos e saúde mental
Os hidratos de carbono incluem os amidos, que ocorre naturalmente e açúcares refinados, e fibra dietética. Os alimentos ricos em amidos e fibras dietéticas incluem produtos de cereais como pães, arroz, massas e cereais, especialmente grãos integrais, frutas e legumes, vegetais, especialmente amido, como batatas. Os alimentos ricos em açúcares refinados incluem bolos, biscoitos, sobremesas, doces e refrigerantes.

Carboidratos podem afetar significativamente o humor e o comportamento. Comer uma refeição rica em carboidratos desencadeia uma liberação de um hormônio chamado insulina no organismo. A insulina ajuda a deixar o açúcar do sangue para as células onde pode ser utilizada para produzir energia, mas a insulina também tem outros efeitos no organismo. À medida que sobem os níveis de insulina, ocorre mais a entrada do triptofano no cérebro. O triptofano é um aminoácido, ou um bloco de construção das proteínas, que afeta os níveis de neurotransmissores no cérebro. Quanto mais triptofano entra no cérebro, mais do neurotransmissor serotonina é produzido.Quanto maiores os níveis de serotonina no cérebro, melhores serão o humor e terão um efeito sedativo que promoverá a sonolência. Este efeito é parcialmente responsável pela sonolência que algumas pessoas sentem após uma grande refeição.

Alguns pesquisadores afirmam que uma alta ingestão de açúcar causa hiperatividade em crianças. Embora os estudos sejam cuidadosamente controlados eles não apoiam esta conclusão. Sabe-se que a ingestão de açúcar está associado com problemas dentários. Além disso, alimentos ricos em açúcares refinados são frequentemente baixos em outros nutrientes, tornando-se prudente limitar a sua utilização.

Proteínas e saúde mental
Proteínas são compostos de aminoácidos ligados juntos em várias seqüências e montantes. O corpo humano pode fabricar alguns dos aminoácidos, mas existem oito aminoácidos essenciais que devem ser fornecidos na dieta. Uma proteína completa da qualidade ou de alto valor nutritivo contém todos os oito aminoácidos essenciais nas quantidades necessárias ao organismo. Os alimentos ricos em proteínas de alta qualidade incluem carnes, leite e outros produtos lácteos e ovos. Feijões secos e ervilhas, grãos e nozes e sementes contêm também proteínas, embora a proteína nestes alimentos de origem vegetal pode ser baixo em um ou mais aminoácidos essenciais. Geralmente, qualquer combinação de dois tipos de alimentos de proteína vegetal, irá produzir uma alta qualidade protéica. Por exemplo, uma sanduíche de manteiga de amendoim e geléia combina proteína no grão do pão com proteína de castanha do amendoim para produzir uma proteína completa. Um feijão comarroz no prato quente combina a proteína de soja e grãos para outra combinação de proteínas completas.

Ingestão de proteína e de aminoácidos individuais podem afetar o funcionamento do cérebro e saúde mental. Muitos dos neurotransmissores no cérebro são feitas de aminoácidos. O neurotransmissor dopamina é feito a partir do aminoácido tirosina. O neurotransmissor serotonina é feita a partir do aminoácido triptofano. Se o aminoácido necessário não estiver disponível, os níveis desse neurotransmissor específico no cérebro vão cair, e o funcionamento do cérebro e o humor serão afetados. Por exemplo, se há uma falta de triptofano no organismo, a serotonina não é suficiente. Produzidos baixos níveis cerebrais de serotonina, isso esta associado com baixo-astral e mesmo estado de agressão em alguns indivíduos. Da mesma forma, algumas doenças podem causar um acúmulo de determinados aminoácidos no sangue, levando a danos cerebrais e deficiências mentais. Por exemplo, um acúmulo do aminoácido fenilalanina em indivíduos com uma doença chamada fenilcetonúria pode causar danos cerebrais e retardo mental .


2 comentários: