segunda-feira, 29 de março de 2010

Estudo conecta local de trabalho com agitação, estresse e obesidade


Fonte: www.ScienceDaily

Um novo estudo que fornece dados de um trabalho típico americano observou que o estresse crônico relacionado ao trabalho e falta de atividade física estão fortemente associados com sobrepeso ou obesidade.

Inesperadamente, os pesquisadores também descobriram que uma dieta rica em frutas e vegetais fez pouco para compensar o efeito do estresse crônico no trabalho com o ganho de peso entre os funcionários, que eram em sua maioria sedentários. Em vez disso, o exercício pareceu ser a chave para gerir o stress e manter um peso saudável.

Pesquisadores da Universidade de Rochester Medical Center realizou o estudo de 2.782 funcionários de uma grande fábrica em Nova York, mas os resultados poderiam ser aplicáveis a quase qualquer situação de trabalho em que as demissões, ou a falta de controle no trabalho, é uma grande preocupação.

O Journal of Occupational and Environmental Medicine publicou a pesquisa em janeiro de 2010.

A autora desta importante pesquisa Diana Fernandez, MD, MPH, Ph.D., um epidemiologista do Departamento URMC da Comunidade de Medicina Preventiva, disse que seu estudo é um dos muitos que mostram que a pressão no trabalho está associada a alta em doença cardiovascular, síndrome metabólica, depressão, cansaço, ansiedade e ganho de peso. É hora de melhorar as políticas corporativas que melhor protegem a saúde dos trabalhadores, disse ela.

"Em uma economia pobre, as empresas devem tomar cuidado com as pessoas que sobrevivem as demissões e acabam por ficar em postos de trabalho muito estressantes", disse Fernandez. "É importante se concentrar no fortalecimento de programas de bem-estar para fornecer uma boa alimentação, formas de lidar com as demandas de trabalho e mais oportunidades para a atividade física que são incorporados a jornada de trabalho regular, sem penalidade."

Mais e mais, a equipe Fernandez ouviu a mesma história dos trabalhadores no norte do estado: Após passar o dia sentado em reuniões estressantes ou em seus computadores, eles olharam para a frente a foram para casa e ficaram "vegetando"na frente da TV. Curiosamente, os pesquisadores também descobriram que, quando estavam em vias de demissão, os lanches eram mais altos em gorduras e calorias e, desaparecem mais rápido das máquinas de venda automática. Alguns trabalhadores disseram não ter tempo para comer bem ou realizar o exercício na hora do almoço porque estavam com medo de repercussões de deixar suas mesas durante demasiado tempo.

Cerca de 32 por cento dos homens adultos e 35 por cento dasmulheres adultas são obesas no país. Quando a prevalência de sobrepeso e obesidade estão combinadas, 68 por cento dos adultos se encaixam na categoria (prevalência de 72 por cento entre os homens, 64 por cento entre as mulheres), de acordo com um relatório recente do Journal of American Medical Association.

O local de trabalho do estado de Nova York esta espelhada nas estatísticas nacionais. Os pesquisadores coletaram dados de base de quase 2.800 funcionários, com índice de massa corporal (IMC) como a medida de status de peso. Sobrepeso / obesidade foi definida como IMC superior a 24,9, e saudável / baixo peso foi definido como menos de 24,9.

Eles descobriram que 72 a 75 por cento dos trabalhadores estavam com sobrepeso ou obesos. A maioria dos voluntários do estudo eram de meia-idade, branco, casado, altamente qualificados (grau universitário ou mais), relativamente bem pagos (que ganham mais de $ 60.000 por ano), com uma média de quase 22 anos na empresa.

Outro dado importante: mais de 65 por cento dos trabalhadores disseram que assistiam duas ou mais horas de televisão por dia. Entre aqueles que declararam assistir duas a três horas, 77 por cento eram mais prováveis em ter excesso de peso ou obesos, e aqueles que assistiram a quatro ou mais horas de TV por dia aumentaram as suas chances de obesidade em 150 por cento, em comparação às pessoas que assistiram a menos de dois horas de TV diariamente.

"Nós não sabemos o porquê da televisão está tão intimamente associada com o sobrepeso em nosso grupo de amostra de pessoas", disse Fernandez. "Outros estudos mostraram que os adultos tendem a comer mais alimentos com altos indices de gorduras enquanto assistiam televisão. Mas este estudo requer mais investigação."

O estudo remonta a 2005, em meio à crescente preocupação de uma epidemia de obesidade, quando Fernandes foi atribuída um subsídio de US $ 3 milhões do National Heart, Lung and Blood Institute, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde, para estudar formas de influenciar pessoas em dieta e da atividade física no trabalho. As empresas que concordaram em participar do estudo foram envolvidas no processo profundo de reestruturação e demissões. Em entrevistas a funcionários, estes confidenciaram aos investigadores que estavam "comendo" mais, mais estressados e realizavam o "trabalho de cinco pessoas", disseram os pesquisadores.

Estressantes condições de trabalho são os sintomas conhecidos para os comportamentos de saúde que podem impactar direta e indiretamente. Diretamente, o estresse pode afetar o sistema neuroendócrino, resultando na gordura abdominal, por exemplo, ou pode causar uma diminuição dos hormônios sexuais, que muitas vezes leva ao ganho de peso. Indirectamente, o estresse está relacionado com os consumos de muitas gorduras ou alimentos açucarados e inatividade.

A equipe de investigação fez a medida das condições de trabalho psicossocial através de um questionário detalhado de trabalho. As intervenções foram planejadas e empregados que trabalhavam em locais de trabalho participaram de uma intervenção abrangente, de dois anos de nutrição e programas de exercicio. Isto incluiu percursos de caminhada no local de trabalho, o controle da parcela na alimentação, estresse e oficinas de redução de peso. Os dados comparando os grupos de controle e os grupos que tomaram parte nos programas de nutrição e exercício ainda está sendo analisado, disse Fernandez.

No entanto, ao analisar os dados de base os investigadores descobriram que os empregados que trabalham em condições na mais alta tensão de trabalho, tinham quase uma unidade de IMC a mais de peso do que as pessoas que trabalhavam em áreas mais passivas. Os investigadores não encontraram os estresses crônicos como insatisfação (geral no trabalho) e fatores de estresse agudo (de ser um sobrevivente da dispensa ou demissão)que juntos tiveram um efeito maior sobre o peso do que quando analisados de forma independente.

A dieta foi avaliada apenas pelo número de porções de frutas e legumes por dia e, provavelmente, não teve qualquer influência sobre o estado de peso porque a dieta avaliada desta forma não poderia ser uma boa medida de qualidade ou quantidade, afirmou Fernandez. A melhor maneira de olhar para a qualidade da dieta pode ser através de uma avaliação de toda a dieta.

Em conclusão, o estudo sugere que os programas de bem-estar no local de trabalho não deve apenas oferecer idéias sobre como ser saudável, mas deve analisar a estrutura organizacional e fornecer meios para minimizar um ambiente estressante para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário