sexta-feira, 26 de março de 2010

O que é melhor? Comer 6 refeições por dia ou 3?


Fonte: nytimes.com

OS FATOS

A idéia que esta por trás de comer refeições menores, mais freqüentes é simples: espalhar as calorias diárias em mais de seis refeições estimula o metabolismo, mantendo-se em um ritmo mais rápido e, consequentemente, queimando mais calorias.

Alguns estudos têm encontrado os modestos benefícios para a saúde em comer refeições menores. Os extremos são muitas vezes a causa da investigação , como comparar os efeitos de dois ou três grandes refeições diárias com os de uma dúzia ou mais de refeições. Seis refeições, de acordo com alguns livros de perda de peso e dietas da moda, é uma abordagem mais realista para a perda de peso.

Mas não conte com isso. Enquanto o consumo de calorias e nutrientes total permanece o mesmo, então o metabolismo, no final do dia, deve permanecer o mesmo também. Um estudo que demonstrou isso com cuidado, publicado em 2009 British Journal of Nutrition, Grupos de homens e muelhes que estavam com excesso de peso foram aleatoriamente escolhidas com rigorosas dietas hipocalóricas seguidas por oito semanas. Cada indivíduo consumiu o mesmo número de calorias por dia, mas um grupo tomou de três refeições por dia e os outros seis.

Ambos os grupos perderam quantidades significativas e equivalente de peso. Não houve diferença entre eles na perda de gordura, controle do apetite ou medições de hormônios que sinaliza a fome e saciedade. Outros estudos já haviam tido resultados semelhantes.

Para uma aumento no metabolismo, estudos mostram, que o melhor é o exercício.

CONCLUSÃO

Não há nenhuma evidência sólida de que seis pequenas refeições por dia em vez de três irá acelerar o metabolismo.

Um comentário:

  1. Fico mais tranquilo ao ler esse Post, pois é impossível eu conseguir fazer 6 refeições diarias.
    O negócio é descontar na corrida!

    Rogerio, aproveito para te convidar para meu meu ultimo post, é uma dinamica virtual entre corredores.

    Abraco

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir