segunda-feira, 15 de março de 2010

Exercício: 7 benefícios da atividade física regular


Fonte: Mayo Clinic

Você sabe que o exercício é bom para você - mas você sabe como é bom? De promover a sua disposição para melhorar sua vida sexual, descobrir como o exercício pode melhorar sua vida.
Mayo Clinic

Quer se sentir melhor, ter mais energia e talvez até viver mais tempo? Olhe não se exercitar pode parecer agora antiquado.

Os méritos da atividade física regular - de prevenção de condições crônicas de saúde para promover a perda de peso e dormir melhor - são difíceis de ignorar. E os benefícios são seus se tomar esta atitude, independentemente da idade, sexo ou capacidade física. Precisa de mais convincente? Então leia as sete formas específicas de que o exercício pode melhorar sua vida.

1. O exercício melhora o seu humor.
Você precisa relaxar após um dia estressante? Um treino na academia ou 30 minutos de caminhada rápida pode ajudar a acalmar.

A atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem deixar você sentir mais feliz e mais relaxado do que antes você trabalhou para fora. Você também vai ficar mais bonito e se sentir melhor quando você se exercita regularmente, o que pode aumentar sua confiança e melhorar sua auto-estima. A atividade física regular pode até mesmo ajudar a prevenir a depressão.

2. Exercício de combate a doenças crônicas.
Preocupado com a doença cardíaca? Com a esperança de prevenir a osteoporose? A atividade física pode ser a dica.

A atividade física regular pode ajudar a evitar - ou gerenciar - pressão arterial elevada. Seu colesterol vai se beneficiar, também. A atividade física regular aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou "bom" colesterol enquanto diminui os triglicerídeos. Estes dois objetivos com uma so tacada mantém o seu sangue flui sem problemas, diminuindo o acúmulo de placas nas artérias.

E há mais. A atividade física regular pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2, osteoporose e alguns tipos de câncer.

3. Exercício ajuda a gerir o seu peso.
Quero largar os quilos em excesso? Saia algum tempo do sofá para caminhadas ou outras atividades físicas.

Esta é para quem não tem prática em atividade física!. Quando você se envolver em atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima - e o que é mais fácil para manter seu peso sob controle. Você não precisa deixar de lado os pedaços grandes de tempo para trabalhar fora. Tome as escadas em vez do elevador. Caminhe durante o intervalo do almoço. De polichinelos durante os comerciais. Melhor ainda, desligar a TV e dar um passeio rápido. Programas de saúde podem ser grandes, mas a atividade física que se acumulam ao longo do dia ajuda a queimar calorias, também.


4. O exercício aumenta o seu nível de energia.
Cansado ao fazer compras de supermercado ou com as tarefas de casa? Não jogue a toalha. A atividade física regular pode deixá-lo respirar mais fácil.

A atividade física fornece oxigênio e nutrientes para os tecidos. Na verdade, a atividade física regular ajuda a todo o sistema cardiovascular - a circulação do sangue através de seu coração e vasos sanguíneos - o trabalho mais eficiente. Que beleza não? Pode apostar! Quando o seu coração e pulmões começam a trabalhar mais eficientemente, você terá mais energia para fazer as coisas que você gosta.

5. Exercício promove um sono melhor.
Lutando para adormecer? Ou tentando dormir? A atividade fisica pode impulsionar uma melhora na qualidade de vida!
Uma boa noite de sono pode melhorar a sua concentração, produtividade e humor. E você adivinhou - a atividade física é, por vezes, a chave para um sono melhor. A atividade física regular pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e aprofundar seu sono. Há uma ressalva, no entanto. Se você se exercita muito perto da hora de dormir, você pode ser muito energizado para adormecer. Se você estiver com problemas para dormir, você pode fazer o exercicio no início do dia.

6. O exercício pode colocar trazer de volta em sua vida sexual.
Você está cansado demais para fazer sexo? Ou sentindo muito fora de forma para desfrutar de intimidade física? A atividade físicapode ser o resgate.

A atividade física regular pode deixá-lo energizado e olhando melhor, o que pode ter um efeito positivo na sua vida sexual. Mas há mais do que isso. A atividade física regular pode levar à excitação reforçada para as mulheres, e homens que se exercitam regularmente têm menos probabilidades de ter problemas com a disfunção eréctil do que os homens que não praticam exercício físico - especialmente à medida que envelhecem.

7. O exercício pode ser - divertido - delicioso!
Querendo saber o que fazer num sábado à tarde? À procura de uma atividade que se adapte a família inteira? Pegue uma carona em alguma coisa que sinta prazer!

A atividade física não deve ser penosa. Entre em uma classe de dança de salão. Confira uma parede do local de escalada ou trilha de caminhada. Empurre seus filhos nos balanços ou subir com eles alguns lances de escada brincando. Dar uma caminhda com os cachorros pelo bairro ou um jogo de futebol. Encontrar uma atividade física que você goste, e vá para ele. Se você começar e não gostar, tentar algo novo. Se você estiver em movimento,isso é que conta conta!

Você está convencido? Bom. Começar a colher os benefícios da atividade física regular hoje!

5 comentários:

  1. Eu estou convencido, só acrescentaria uma coisa que aconteceu comigo!

    Alem de tudo que voce citou, o exercicio fisico, em especial a corrida, me fez ter hábitos mais saudaveis. A mudança mais importante/radical de todas foi a troca do vicio do cigarro pelo vicio corrida!!

    Hoje me sinto mais disposto para tudo!
    Antes não conseguia correr 10 metros, pois ficava sem ar e hoje corro tranquilamente 6K!

    É isso aí, vida mais saudavel à todos!!

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Nosso corpo não foi "projetado" para ficarmos parados, precisamos estar sempre em movimento. O exercício é a melhor arma para combatermos doenças como stress, pressão alta e próprio envelhecimento. Parabéns!

    http://condicionamentoesaude.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o que significa;
    impulsionar
    dobrar e contrair
    em relação a atividade fisica
    desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  4. e e muitu bom mas eu sofri uma lesao e to me recuperando!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir