quinta-feira, 18 de junho de 2009

Aeróbico em jejum?


Sobrilson pergunta: "Aérobico em jejum é uma boa opção pra perder gordura? Já li muitos estudos relatando q logo pela manhã seu estoque de glicogênio está lá embaixo, entao o corpo vai usar a gordura como fonte de energia."


Professor André Yamada responde:

Caro amigo Sobral. Então essa questão depende de muitos fatores. O nosso organismo é orquestrado por finos mecanismos bioquímicos e de bioenergética que regulam as nossas reservas de energia. Portanto se você realizar exercícios em jejum irá ser prejudicial ao seu organismo. Vamos tentar entender o por que: A glicose é muito importante para nosso corpo principalmente como fonte de energia para o cérebro além de outros tecidos como o músculo e o fígado. Se realizarmos exercício em jejum ainda mais de manhã poderemos ter episódios de hipoglicemia, ou seja queda nos níveis de açúcar do sangue. Outro problema é que com o prolongamento do exercício ou seja com o aumento da duração haverá quebra da glicose e utilização da mesma pelo músculo e para manter os níveis glicêmicos. Então iremos utilizar as gorduras e proteínas como fonte de energia. Se essa duração for muito prolongada vamos quebrar mais proteínas também fazendo com que substratos são convertidos em energia para formação de corpos cetônicos o que é nada agradável e certamente deletério ao organismo. Assim, é necessário uma alimentação adequada antes do treino principalmente alimentos fonte de baixo índice glicêmico. Outra coisa, se vc realizar exercícios em jejum sem carboidratos irá depletar muito rápido os estoques de glicogênio hepático e muscular, gerando assim maior fadiga e cansaço durante o treino. Então como vc já viu jamais treine sem comer nada, pois além de prejudicar sua performance não irá emagrecer. Quanto mais proteínas musculares for degradada mais sua taxa metabólica irá cair. Talvez vc poderá ficar mais leve mas vai aumentar sua gordura corporal. Então melhor comer, manter os músculos e aumentar essa sua energia nos momentos de descanso. Bom treino a vc!
André Katayama Yamada, aluno de Pós-Graduação (Mestrando) em Ciênciasda Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.

7 comentários:

  1. vc tem certeza disso? que nao vai emagrecer se fazer em jejum aerobico????????????entao entre nesse artigo..
    seu frango
    http://www.waldemarguimaraes.com.br/artigos/index.php?id=115

    ResponderExcluir
  2. Discordo do artigo.....a questao esta no objetivo, intensidade e duracao do exercicio...
    aconselho a ler o artigo que o Anônimo indicou.

    ResponderExcluir
  3. Tb discordo...Emagreci muito depois que comecei a fazer caminhadas rápidas em jejum, e afinei por completo... deixo um artigo: colunistas.ig.com.br/fitness/2008/09/11/aerobico/antes/ou/depois/da/musculacao

    ResponderExcluir
  4. Prezado leitores,
    muito obrigado pela opinião e artigos citaram. Sei que o assunto é polêmico, mas o nosso intuito é levar informações que além de fazer com que possam chegar ao objetivo de cada um, que possam chegar a este objetivo com o maximo de saúde possível.Este é o papel que eu como profissional de educação Fisica acredito. No entanto, não preconizamos esta forma, pois isso causa problemas para o nosso corpo, como já citado acima pelo professor e colaborador André. Você pode chegar a este objetivo com mais saúde, fazendo uma dieta adequada e realizando a atividade fisica corretamente!
    Respeito todos e obrigado por estarem conosco!

    ResponderExcluir
  5. Em dois meses de Aeróbico em jejum eu baixei meu bf e não perdi um grama de massa magra.
    Minha última avaliação física foi um bálsamo, até setembro continuarei fazendo. Quero secar a barriga e manter o volume muscular nos inferiores.

    Lógico que foi feito à risca do que o prof. Waldemar indicou, menos de 50 min, atividade moderada, pós treino tomar vit. c + bcca e um alimento protéico de rápida absorção.

    ResponderExcluir
  6. Amigos, os maleficios segundo pesquisas, e ressalto que são pesquisas cientificas, são maiores que os beneficios. Mas todos podem fazer o que acharem melhor. Nosso objetivo é exatamente explicar os pros e contras! Abraços e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Aerobicos em jejum, não podem ultrapassar 40 minutos, e tambem não podemos ultrapassar nosso limiar aerobico, ou então começa o catabolismo de massa magra ou seja vc começa a perder musculos...
    Eu faço, e nunka faço mais que trinta minutos, meu ondicionamento fisico é bom, então eu faço em trotes leves... Tive ótimos resultados em baixa de % de gordura, mas lembrem se que cada corpo é um caso diferente...

    ResponderExcluir