segunda-feira, 22 de junho de 2009

As perigosas oscilações de glicemia- Parte 3


Aprendizado familiar


Três pontos devem ser levados em consideração para se verificar a ocorrência de síndrome metabólica. A primeira diz respeito ao peso, uma vez que o sobrepeso e a obesidade são indícios de que o organismo está funcionando com sobrecarga, avisa o endocrinologista João César Castro Soares. Problemas na tireóide e diabetes são os outros dois.


A glicemia acima de 100 em jejum indica uma predisposição genética ao diabetes. Neste ponto, o especialista diz que já é necessário cuidar do paciente para que o problema não evolua, tanto nos cuidados com a alimentação como na atividade física regular e o controle do peso.

A herança genética contribui para as ocorrências dos distúrbios metabólicos, embora o estilo de vida e a alimentação sejam fatores preponderantes tanto para a saúde, quanto para a doença. Pesquisas indicaram que, mesmo em famílias com filhos adotivos, alguns tipos de doenças (como as cardiovasculares) são muito incidentes entre todos os membros.

Com base nessas informações, Mark e Adriana Ellacott permanecem bastante atentos com os dois filhos, Blane e Oliver. A família de Mark não tem diabetes e a de Adriana conta com inúmeros casos (tios, primos) com o distúrbio, o qual também se apresentou no filho Blane, quando este havia completado quatro anos.

Consciente, Adriana compreende bem que a síndrome metabólica só dá sinais quando está em um quadro já avançado e o estrago já é grande. O aumento de micções, o abatimento e a perda de peso de Blane foram mascarados com uma virose quando retornaram ao Brasil, em 2003.

O filho chegou a correr risco de vida. Em outras situações, com a família ciente de sua dependência à insulina, quando sucedia pequeno descontrole de seus índices glicêmicos (avaliados seis vezes ao dia, em dias normais, sem estresse, sempre após as refeições, conforme orientação médica) acabou entrando em hipo e hiperglicemia.

Blane, seus familiares, amigos, professores, preparador físico (ele pratica natação) sabem o que fazer em uma situação de emergência. O foco da família Ellacott hoje é o bem-estar, não somente por Blane ser diabético mas por entenderem que, mesmo com as restrições do açúcar, a vida pode ser tão doce, prazerosa e sem maiores dramas como de fato é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário