quarta-feira, 10 de junho de 2009

Bradicardia! O que é isso??


Cesar pergunta: "Professor, gostaria de saber porque quanto mais realizamos exercicio, menor fica o nosso batimento cardicaco. Outro dia estava vendo uma prova de ciclismo, e o locutor comentou que o batimento de uma atleta chegava a 38.??? Um absurdo?? Com isso pode acontecer:???"


Quem responde esta pergunta é o nosso colaborado e especialista em Fisiologia do Exercicio, André Yamada!


Caro amigo César, desculpa a demora em responder sua pergunta. O treinamento físico gera adaptações importantes na estrutura e fisiologia do nosso organismo. Nosso corpo se adapta perfeitamente ao estímulo específico empregado. Um dos fenômenos mais marcantes em resposta a um treinamento aeróbio é a diminuição da freqüência cardíaca (tecnicamente chamado de bradicardia). Atletas bem treinados apresentam essas alterações, podendo chegar a poucos batimentos por minuto. Recentemente fui a uma palestra da minha Universidade e um pesquisador Mestrando apresentou uma palestra de alterações ultraestruturais cardíacas em atletas de endurance. Ele relatou que havia um atleta sendo acompanhado na InCor (uma das maiores instituições da América Latina) e que apresentava uma freqüência cardíaca de 20 BPM. Mas o leitor como vc pode-se perguntar: como funciona essa maquinaria cardíaca a ponto de diminuir os batimentos com o treinamento? Então vamos lá tentar desvendar mais um dos mistérios envolvidos na fisiologia humana.

Nosso coração é um órgão que funciona como uma bomba que tem a função de levar nutrientes e sangue para os tecidos. Portanto o coração de alguém que treina durante “anos é mais forte” do que o coração de um sedentário por exemplo. Isso faz com que a parede do músculo cardíaco tenda a hipertrofiar de acordo com o exercício praticado. Ora, vamos dar um exemplo: se o coração está mais forte ele bombeia mais sangue para o corpo de uma só vez pela ajuda do músculo cardíaco que foi estimulado. Então esse coração precisa trabalhar menos vezes para bombear o sangue, portanto ele bate menos. Ao contrário o coração de um sedentário está mais fraco e bate mais vezes para mandar a mesma quantidade de sangue. Por isso que o coração de um atleta trabalha menos. Uma das explicações para a bradicardia é por três mecanismos: 1) aumento do tônus vagal do coração; 2) diminuição do tônus simpático do coração; 3) diminuição da freqüência cardíaca intrínseca de marcapasso. Então não é nada surpreso verificar atletas com freqüência muito baixo. Mas é importante verificar se o caso é fisiológico ou se trata de uma condição patológica.


André Katayama Yamada, aluno de Pós-Graduação (Mestrando) em Ciênciasda Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.

Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício, UNESP-Rio Claro,Campus Bela Vista

5 comentários:

  1. eu tenho batimento abaixo do normal e o meu médico indicou macapasso, depois fiquei sabendo através de outros médicos que não era necessário."um absurdo"

    ResponderExcluir
  2. Acabei de diagnosticar uma bradicardia, alias não sou atleta, tenho um ritmo natural no dia a dia,de andar, trabalhar, faço tudo normal, não tenho sintomas nenhum e acredito que é fisiologico e não patologico. Como faço para ter certeza?

    ResponderExcluir
  3. Recentemente fui realizar meus exames anuais, de cálculo renal e foi solicitado pelo urologista um eletrocardiograma e foi detectado uma pausa nos meus batimentos! A principio fiquei desorientado, meu médico pediu um estudo eletrofisiológico, não foi detectado nenhuma anomalia ou bloqueio e após buscar explicações, estou perto de uma solução aceitável! Creio que não terei que colocar marcapasso, pq sou atleta, tem treinado de maneiro gradual e só tenho 41 anos!!!

    ResponderExcluir
  4. Às vezes, meu batimento cardíaco fica abaixo dos 50 BPM. Normalmente ele está entre 55 a 58 BPM. Atualmente jogo bola duas vezes por semana e corro, uma ou duas vezes, entre 5 a 7 km de distância. Procurei um cardiologista e foi detectado hipertensão. Todavia, com o coração está tudo ok. Enfim, gostaria de saber se pode existir alguma relação entre hipertensão e batimento cardíaco baixo. A dúvida esclareceria se a questão é patológica ou fisiológica.

    ResponderExcluir
  5. queria saber se o ritmo de 55 bmp vai ser sempre o mesmo ou pode voltar ao normal conforme o passar do tempo...e se melhora com algum tipo de alimento.....tem veses q vareia de 48 bpm e 55 bpm..e normal

    ResponderExcluir