quinta-feira, 25 de junho de 2009

EXERCÍCIOS NO CALOR: DICAS ÚTEIS


Por André Yamada,


A prática de exercícios em épocas de calor especialmente no verão traz certos problemas quanto aos cuidados referentes ao nosso corpo. Nosso organismo apresenta um perfeito funcionamento homeostático de regulação fisiológica. Em relação à temperatura somos classificados em homeotermos, ou seja, temos a capacidade de manter nossa temperatura interna constante. No entanto, quando o estresse causado por algo vindo do ambiente se torna prejudicial como no calor intenso, podem surgir alguns efeitos indesejáveis ao organismo. Os problemas mais enfrentados na exposição ao calor estão ligados a desidratação, hipertermia, além de danos celulares. É preciso ficar atento a algumas atitudes e cultos que as pessoas levam consigo em relação a prática de exercícios. Por exemplo, quantas vezes vimos em praças pessoas se exercitando com sacos plásticos ou até mesmo roupas de frio, achando elas que vão emagrecer. E quem disse que a perda de suor significa mais calorias perdidas? Ao contrário quanto mais a pessoa se veste, e ainda se exercitando no sol menos nosso sistema inteligente do corpo vai funcionar, ou seja, significa menos evaporação. Por exemplo, em ambiente quente e úmido a evaporação cutânea se torna prejudicada. Quantos mistérios escondem o nosso organismo frente às explicações fisiológicas? Em relação à ingestão de água também. Alguns estudos recentes mostram que o excesso de água pode diluir o sódio e causar um fenômeno chamado de hiponatremia sendo às vezes grave para o atleta. Por isso é importante em provas extenuantes a ingestão de eletrólitos como o Gatorade. Como já dito em ambientes muito úmido e quente a difícil evaporação faz com que a temperatura suba muito. Se ultrapassar o limite da temperatura o indivíduo pode ter um colapso. Outro fator é o estresse causado pelo calor nas células como no músculo esquelético e coração pela formação de radicais livres. No calor cada vez que a temperatura do corpo aumenta os batimentos aumentam também fazendo com que haja vasodilatação. A seguir algumas dicas práticas e importantes para quem vai praticar exercícios no calor:


1) Beber água antes, durante e após a prática de exercícios físicos não extenuantes e isotônicos quando for atleta. Sintomas como sede já é um sinal de possível desidratação.

2) Vestir se adequadamente no calor, ou seja roupas leves e confortáveis que ajudam na transpiração.

3) Utilizar protetor solar pois os raios ultravioletas podem causar tumores na pele como os melanomas.

4) Após o exercício esperar o resfriamento do corpo para evitar o choque térmico.


André Katayama Yamada, aluno de Pós-Graduação (Mestrando) em Ciênciasda Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.

Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício, UNESP-Rio Claro,Campus Bela Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário