terça-feira, 5 de maio de 2009

Treinamento Funcional. O que é e para que serve?


Pessoal, o artigo abaixo é sobre o treinamento funcional, o futuro do treinamento de força e o futuro para o fortalecimento dos corredores. Eu uso este método, e recomendo a todos!Caso queiram saber um pouco mais sobre isso, enviem um email! abraços


Rogério Cardoso


Fonte: Veja.com.br

Com o grande número de perguntas a respeito da tabela desenvolvida no artigo Exercícios? Eu não tenho tempo, achei que fosse interessante e útil discutir mais detalhadamente sobre o método de fortalecimento muscular denominado Treinamento Funcional (TF).


O TF utiliza materiais e técnicas que estimulam não só o fortalecimento de músculos, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural -- a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais parecida possível com os movimentos exigidos pela modalidade esportiva praticada.


Por exemplo, um jogador de futebol pode ganhar muita força nas pernas realizando o agachamento no aparelho, mas precisa desenvolver explosão e equilíbrio para melhorar a potência e precisão de seu chute. Um outro exemplo em que o TF ajuda muito é na prevenção de quedas por parte dos idosos. Ele oferece, em comparação com os aparelhos de academias, um grande estímulo para aprimorar a coordenação, equilíbrio e agilidade nas pessoas de idade avançada.


O TF, além da possibilidade de trazer ganhos mais específicos, oferece uma variação grande de exercícios, tornando o treinamento de força bastante estimulante. Aliás, esse tipo de treinamento é uma ferramenta bastante universal, pois auxilia tanto pessoas que se lesionaram e passam por processo de reabilitação, quanto atletas das mais variadas modalidades e idosos. Por outro lado, o TF exige a supervisão constante de um profissional e, em alguns casos, o uso de alguns materiais específicos.


Sabendo de todas as vantagens do TF, a musculação tradicional com pesos e aparelhos deve ser descartada? A resposta é um sonoro NÃO! Anilhas, halteres e aparelhos oferecem maior segurança aos praticantes por se tratar de movimentos mais simples e controlados. Outra ponto a favor da musculação tem a ver com a sobrecarga, que pode ser mais facilmente quantificada e administrada, facilitando o controle do treinamento. E não podemos esquecer que a força geral e a massa muscular adquiridas através dos aparelhos será a base para ser aprimorada posteriormente pelo TF.


De qualquer modo, o intuito desta coluna é trazer informação e mostrar as boas opções disponíveis para melhorar a condição de nossos corpos.

3 comentários:

  1. meu técnico também trabalha com treinamento funcional. faz uns três meses que inclui os exercícios funcionais no meu treino e tem dado resultado.

    ResponderExcluir
  2. Stéphanie, obrigado e realmente o treinamento funcional veio para ficar! Para os corredores então, existem milhares de pesquisas afirmando que existe a melhora efetiva na corrida! Obrigado pela visita ao blog!

    ResponderExcluir
  3. ola !!! estou começando agora com tf, passo somente o q eu leio mais se puder é claro me dar umas dicas???... eu abradeço me passa no meu email .. ttbbm23@hotmail.com... dicas tipo de exercicos sei la .. kkk no mais obrigado

    ResponderExcluir