quinta-feira, 21 de maio de 2009

Freqüencimetro e frequencia cardiaca!!!




Estevan pergunta:"Professor Rogério, gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de se usar um frequencimentro. Obrigado e Parabéns pelo Blog!!"






Prezado Estevan, obrigado pela sua pergunta! O Frequencimetro é um ótimo marcador de carga para os seus treinos. Ele se torna referência para que as pessoas possam realizar o seu treino em uma faixa razoável de intensidade sem ultrapassar muito os limites. Logicamente, não é o metodo mais válido, mas ajuda bastante, principalmente quando usado em conjunto com a Escala de Borg, ou escala de percepção subjetiva de esforço. Por que falo isso? Muitas vezes acordamos bem, mas por alterações fisiológicas diversas, a frequencia esta lá no espaço, embora estejamos nos sentindo muito bem e pode acontecer também o contrário.






As desvantagens, é que sempre que trabalhamos em cima da frequëncia, e usamos aquela famosa formula (220-idade) existe uma margem de erro de até 20 batimentos que podem ser para cima ou para baixo. A influência da temperatura pode alterar a frequencia cardiáca, a hidratação também, o uso de drogas, como estes inibidores de apetite e simpaticomimeticos.






Portante Estevan, eu uso o frequencimentro com meus atletas e clientes, mas sempre uso tambem muitas outras formas de tentar ver qual a carga ideal para realizar o treinamento de corrida. Através disso, a chance do meu cliente e atleta chegar ao seu objetivo se torna bem maior!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário