quarta-feira, 20 de maio de 2009

O PODER TERAPÊUTICO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Pessoal, artigo muito interessante enviado pelo Professor André Yamada. Estou com um problema no site, no qual ainda não inseri o nome dele, mas as pessoas que quiserem, enviar perguntas para ele pode enviar que estarei passando à ele. Boa leitura!



Por André Yamada,


O número de co-morbidades afligindo a população mundial está aumentando a cada ano, devido principalmente a vida do mundo globalizado. As pessoas atualmente dormem mal, se alimentam incorretamente, se estressam e ainda por cima têm o costume de levar uma vida sedentária. Já não há mais sombra de dúvidas a respeito dos inúmeros benefícios que o exercício proporciona ao organismo. O nosso corpo foi moldado para a prática de atividades físicas, visto isto desde a era paleolítica onde os indivíduos eram obrigados a caçar, e ao mesmo tempo realizavam atividade física naturalmente.


As doenças crônicas degenerativas são as que mais acometem o homem moderno. Estas incluem diabetes, hipertensão, obesidade etc. Existem inúmeros estudos comprovando os benefícios dos exercícios físicos, como aumentos da massa muscular esquelética, diminuição da gordura corporal, regulação da pressão arterial, aumentos de HDL, melhora da captação da glicose e até da função cognitiva.

Iniciarei então, discutindo os efeitos dos exercícios sobre diferentes patologias. O exercício físico possui efeitos importantes no organismo, e ainda não se sabe os mecanismos por trás desses mesmos efeitos. Hoje, muitos medicamentos são essenciais para uma manutenção de boa saúde, no entanto evidências mostram que o exercício pode prevenir ou até mesmo curar determinada doença. Então parece que o exercício se mostra como uma pílula mágica que sempre almejamos encontrar.

Ao iniciarmos em falar de exercício é necessário ter em mente as diversas possibilidades de se realizar exercício. Existem muitos métodos. A musculação, corrida, bicicleta, caminhada, esportes em geral etc. Importante mencionar que cada um dessas modalidades tem um papel específico na saúde humana. Por exemplo, a musculação tem o efeito de aumentar a massa magra e aumentar a taxa de energia do corpo. É importante para pessoas com debilitação do sistema músculo-esquelético e também para pessoas que sofrem de atrofia como idosos, pessoas com câncer, AIDS. Até mesmo pela intensidade a musculação é benéfica para pessoas que tem osteoporose. Ainda esse método tem o efeito de aumentar a captação de glicose importante para pessoas com diabetes. Além disso a musculação aumenta a taxa metabólica do organismo queimando aqueles pneuzinhos indesejados e faz isso em repouso.

Já os exercícios aeróbios como a corrida e caminhada entre outros são muito benéficos para o condicionamento cardiovascular e para a saúde em geral. Esse tipo de exercício faz diminuir a freqüência cardíaca em repouso (BPM), diminui a pressão arterial e também promove melhorias no perfil lipídico e glicídico. Dessa forma os exercícios aeróbios são essenciais para pessoas com hipertensão, diabético, dislipidêmico etc.

É claro que para se iniciar um programa de atividades físicas é necessário um acompanhamento de um profissional especializado na área de preferência. Esse profissional deve orientar o paciente e controlar a intensidade, volume e duração do exercício.

O objetivo foi passar a informação de que o exercício é sim, um poderoso recurso terapêutico e que as pessoas deveriam adotá-lo como um hábito saudável. Pensemos no seguinte: hoje já não basta fazer exercícios 3 vezes por semana por 30 min. Recomenda-se hoje exercícios de força e aeróbio 5 vezes na semana por 1 hora. Mas o leitor pode se perguntar: com que tempo vou fazer isso? Minha sugestão seria que bastaria tentar mudar hábitos como pegar escadas, caminhar até o supermercado e carregar compras. Mesmo sem tempo tentar ser menos inativo possível. Isso vai trazer alguns benefícios para sua saúde. Bom treino!

André Katayama Yamada, aluno de Pós-Graduação (Mestrando) em Ciênciasda Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício, UNESP-Rio Claro,Campus Bela Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário