quinta-feira, 28 de maio de 2009

Insulina, Diabetes e Exercício!


Julio, Pergunta: Professor André, Parabéns pelos artigos que escreve e tenho acompanhado sempre o blog.É um conteudo riquissimo para as pessoas poderem tirar suas dúvidas sobre exercicio. Gostaria de saber o seguinte: Sou diabético e tomo insulina. Já ouvi dizer que a insulina diminui a gordura no corpo, mas eu faço exercicio e estou com uns 5 kg acima do peso,e muito disso é gordura. Isso é mito ou verdade? Abraços e continuem assim!


Caro Julio,
Obrigado pelos elogios. Vamos então tentar desvendar essa temática, se é mito ou verdade. Nosso organismo foi moldado com funções fisiológicas perfeitas. Mas quando ocorre a quebra da homeostase acontece o seguinte: a deficiência na regulação do metabolismo. O diabetes do tipo I que é a sua doença é uma doença auto-imune que causa vários efeitos deletérios no organismo.


O Pâncreas nesse caso não produz insulina levando a altas concentrações de glicose plasmática. A insulina é um hormônio anabólico e que indivíduos que tem diabetes tipo I é necessário a injeção de insulina, para poder manter os níveis glicêmicos controlados. Ao conhecimento, a insulina aumenta a taxa de síntese protéica do músculo levando a aumentos da massa muscular.


Interessante notar que o diabetes causa um emagrecimento devido o organismo utilizar a energia provenientes de gorduras e músculos estocados no corpo. O que acontece é que a maioria dos estudos avaliaram os efeitos da administração de insulina na gordura em animais experimentais. Um estudo verificou que a administração de insulina aumenta a gordura independente da ingestão alimentar e atividade física, porém em outro estudo foi observado aumentos de peso corporal e na massa muscular na administração de insulina em combinação com o treinamento de força. Portanto o que pode estar acontecendo com vc é a perda da massa muscular causada pelo diabetes, mas com acúmulo de gordura causada pela cetogênese do seu corpo.


A insulina poderia estar minimizando estes efeitos. E o exercício que vc faz depende da especificidade q faz, se é corrida ou musculação. No caso da administração de insulina e musculação há aumentos da massa muscular diminuindo a gordura corporal. Já no exercício que vc faz, pela própria característica metabólica do diabetes e os efeitos da insulina aumentando a gordura do seu corpo como visto no primeiro estudo podem estar contribuindo para tais efeitos.


Mas continue assim, sempre se exercitando independente de estar emagrecendo ou engordando e também estar sempre atento aos horários de administração da insulina para não haver hipoglicemia. É isto, a insulina aumenta a massa muscular, mas por causa da patogênese da diabetes ela compensa consumindo proteínas do corpo, consequentemente aumentando a gordura corporal como mencionado. Até mesmo o exercício parece não provocar efeito na composição corporal no diabetes.


Espero ter deixado claro. Prefiro dizer que não é mito nem verdade porque isso acaba dependendo de vários fatores como predisposição genética, tempo de administração do hormônio, tipo de exercício, alimentação etc. Bom treino!

3 comentários:

  1. Oi,estou fazendo um trabalho de Ed. Física na escola e gostaria de saber se o ''exercício fisico ajuda ou atrapalha'' pelo oq eu li um pouco mais acima ele nao atrapalha certo? Mas fiquei sabendo que é bom praticar pelomenos 30 minutos de exercício por dia! é verdade? Se puder me responder ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber de que forma o portador de diabetius emocional, que consome 2 compde metimorfina, e começou a perder peso pode suprir, esta perda, ganhando massa muscular?Quais alimentos poderia melhorar esta situação??Por favor , é homem, tem 58 anos.Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. os alimentos devem ser ricos em proteína magra. e fazer musculação com um programa de aumento de massa muscular (hipertrofia), adaptado obviamente à sua condição física. se não reina terá que inicialmente fazer um programa de condição física geral!

    ResponderExcluir