quarta-feira, 4 de novembro de 2009

OS PERIGOS DOS ANABOLIZANTES
























Por Prof. André Yamada,

Atualmente o mundo do esporte vem rendendo seu brilhantismo natural à custa de métodos artificiais invisíveis ao olho humano. Substâncias ilegais têm sido o atrativo de atletas com o objetivo de atingir marcas sobre-humanas como nunca tinha se visto antes. Muitos ainda se sujeitam a tais barbaridades em troca da performance perfeita, sem imaginar ou até mesmo sabendo que tais métodos podem ocasionar diversos efeitos colaterais no organismo, e como conseqüência riscos graves à saúde ou até mesmo a morte através de relatos.
Uma das substâncias mais utilizadas pelos atletas que exigem força e potência muscular, e aumentos da massa muscular são os anabolizantes. O uso dessas substâncias data desde a segunda guerra mundial onde os nazistas utilizavam para aumentos da agressividade em combates. Mas afinal o que são os esteróides anabolizantes androgênicose quais seus efeitos no organismo? Vamos focar nossa viajem de hoje nos efeitos adversos e perigosos já conhecidos dessa “bomba”
Os esteróides anabolizantes androgênicos são substâncias sintéticas derivadas da testosterona. A testosterona é produzida nas células de Leydig nos testículos e por reações enzimáticas do colesterol. Assim, modificando estruturalmente a testosterona é possível obter substâncias mais anabólicas do que androgênicas. Os efeitos androgênicos são aumentos da agressividade e o que confere as características sexuais masculinas.
Apesar dos efeitos de aumentos na massa magra entre outros aspectos, vale mostrar que os anabolizantes oferecem perigos para a saúde. Entre os diversos efeitos colaterais descritos estão:

1) Em crianças ocorre fechamento prematuro da epífese – parada do crescimento linear.
2) Atrofia dos seios na mulher e nos homens ginecomastia e mamilos maiores – Pode ser dolorosa e cirurgia corretiva deve ser necessária.
3) Aumento do risco de eventos trombóticos como infarto do miocárdio, morte súbita, insuficiência cardíaca – além disso essas respostas podem ser potencializadas com o uso do GH e insulina.
4) Aumento da libido tanto em homens quanto mulheres que são difíceis de controlar – surtos psicóticos severos também são relatados em alguns casos assim como depressão e aumento da agressão e manias
5) Perda de cabelos
6) Mal funcionamento do fígado, hepatites e tumores no fígado
7) Amenorréia, hipertrofia do clitóris e atrofia testicular.
8) Acne, engrossamento da voz em mulheres.

Portanto amigos, vocês viram os efeitos dessa “bomba” no nosso organismo. Os vários efeitos deletérios que podem ocorrer com a administração dela são muitas vezes perigosos e podem por em risco sua vida. Sem saúde não há desempenho e rendimento na prática de esportes. Portanto evite! Até a próxima e lembre, saúde nesse verão com corpos naturais!




André Katayama Yamada, Formado em Educação Física Bacharelado UNIMEPPerformance Humana. Mestrando em Ciências da Motricidade (Biodinâmicada Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício, UNESP-Rio Claro,

Nenhum comentário:

Postar um comentário