sexta-feira, 13 de novembro de 2009

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO


Por Prof. André Yamada,


Quase toda mulher passa por uma fase da vida que promove diversas alterações no organismo tanto fisiológicas quanto psicológicas. Muitas vezes a notícia da gravidez para a mãe é um novo marco na vida e que merece de cuidados com o feto. Além disso, muitas se perguntam: será que posso realizar exercícios na gravidez? Quais tipos podem ser realizados? Será que acarretará prejuízos tanto para o bebê quanto para a mãe? Hoje vou dividir o texto em duas partes para facilitar. Primeiramente irei falar dos benefícios fisiológicos que o exercício físico pode promover, e em um segundo momento, vou enfatizar os aspectos práticos dessa conduta.
Mulheres podem se exercitar no calor, assim como em pessoas normais as mulheres conseguem
dissipar o calor do corpo de forma eficiente, mas no entanto devido a falta de estudos mais concretos é aconselhável dizer que as mulheres devem ter cautela e não se exagerarem em ambientes muito quentes, principalmente no primeiro trimestre de gravidez. O exercício pode, de maneira significativa diminuir a incidência de ansiedade e depressão nesse período. O exercício também pode servir como um método terapêutico não farmacológico contra o diabetes gestacional. Mulheres ativas reportam menores sintomas da gravidez como náusea, insônia etc.
No contexto da prática, o melhor momento de momento de se iniciar um exercício para uma gestante inativa é no segundo trimestre (13 a 29 semanas). Isso irá diminuir o risco de se elevar muito a temperatura corporal. Para a mulher mais treinada é seguro já iniciar no primeiro trimestre de gravidez. Para essas mulheres, já no segundo semestre é possível aumentar de forma lenta a intensidade do exercício. Interessante também, alimentar sempre antes da prática para evitar quadros de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue).
Importante mencionar quando ao escolher o exercício ideal, as grávidas devem evitar ambientes com condição de estresse. Por exemplo, evitar exercícios com mergulho em água, escaladas em altas altitudes. Também importante evitar posição supina, por exemplo na musculação após o quarto mês de gravidez. Exercícios como caminhada, ciclismo, natação e atividades aeróbias em geral de baixo impacto são recomendados.
Monitorar a intensidade do exercício durante a fase de gravidez é mais complicado do que em comparação com indivíduos normais. É normal o aumento da freqüência cardíaca na grávida o que torna uma ferramenta de difícil monitoramento durante a prática do exercício físico. Uma das possíveis saídas no controle da intensidade da atividade é o teste de conversa (quando durante a atividade a mãe consegue conversar sem esforço). Quanto a duração não existe uma regra específica. No entanto, 20 a 40 minutos de exercício são suficientes para uma grávida.
Antes da prática é imprescindível o aquecimento e autoridades no assunto recomendam 3 a 5 vezes por semana essa prática. Portanto amigas, com essas informações acredito que a partir de agora vcs terão ou continuarão com uma vida mais ativa. EXERCÍCIO NÃO FAZ MAL NEM PARA VOCÊ NEM PARA SEU BEBÊ. E mais, importante consultar um especialista em exercício físico como educadores físicos, médicos do esporte e fisioterapeutas. Obrigado até a próxima.


André Katayama Yamada, Formado em Educação Física Bacharelado UNIMEPPerformance Humana. Mestrando em Ciências da Motricidade (Biodinâmicada Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário