terça-feira, 6 de outubro de 2009

Como variar os treinos resistidos para as mulheres


Fonte: Minha Vida

Enquanto as esteiras e as salas de bike são disputadas a tapa, os aparelhos de musculação permanecem às moscas no que depender da maioria das mulheres. Loucas para emagrecer, elas esquecem a importância dos treinos com peso e focam os exercícios no condicionamento cardiovascular."Mas os exercícios com peso também ajudam na perda de peso, além de contribuírem para o fim da flacidez", afirma o educador físico Diogo Aquino, professor da academia My Fitness Club, em Campinas. Além dos aparelhos de musculação, as aulas de ginástica localizada e de body pump são alternativas para quem busca músculos mais firmes. No entanto, as três opções apresentam características diferentes e prestar atenção nelas ajuda a afastar a preguiça, obtendo resultados mais rapidamente.Para que você monte um programa de acordo com suas metas, o professor Diogo compara os métodos e dá dicas para que você escolha o melhor deles, segundo suas metas.


Musculação com aparelhos e pesinhos

Riscos para quem nunca treinou: os problemas de postura na execução dos exercícios são os mais comuns. Por isso, é muito importante frequentar uma academia e contar com o apoio de um professor, que supervisiona os movimentos e corrige os desvios. "A musculação, quando bem executada, ajuda a prevenir osteoporose e protege sua coluna. Mas os exageros podem causar lesões nas articulações e nos ossos", afirma o professor Diogo.


Maior desafio: adequar os volumes e intensidades de treinamento,assim como os exercícios, aos objetivos do aluno. O treino não pode ser muito fácil, para garantir que os músculos se desenvolvam. Mas também não pode ser muito pesado, evitando o desgaste das articulações e o rompimento das fibras musculares.

Resultados: os primeiros resultados aparecem com o ganho de força muscular, que aparece logo nas duas primeiras semanas. O resultado estético surge a partir de duas semanas de treino, principalmente se você aumenta a ingestão de proteínas. As formas ficam mais definidas e a flacidez diminui.

Meta ideal: a musculação pode ser indicada para os mais diversos objetivos, desde emagrecimento, ganho de massa muscular até reabilitação física. O segredo está na prescrição do treino, que deve ser feita após uma avaliação física rigorosa, levando em conta os seus objetivos e as suas condições físicas.

Motivação: a rapidez com que os resultados aparecem é o principal atrativo. Mas a musculação também atrai porque respeita o seu ritmo: dá para fazer as séries nos horários disponíveis e sem prejudicar ou exigir demais do seu corpo.


Aulas de ginástica localizada

Riscos para quem nunca treinou: por ser uma atividade em grupo, as aulas de ginástica localizada seguem padrões de exercícios. Isso dificulta ao acompanhamento, caso você tenha alguma lesão ou dificuldade em realizar os movimentos.

Maior desafio: conseguir acompanhar as aulas, sem perder o ritmo, é o maior desafio, assim como reconhecer a hora de buscar novos estímulos quando o treino fica fácil demais.

Resultados: surgem após dois meses de treino. Mas, como não se trata de um trabalho individualizado, as aulas de ginástica localizada não apresentam a mesma eficiência da musculação.

Meta ideal: como trabalha bastante repetição e cargas mais baixas, a ginástica localizada é ideal para quem busca tonificação e definição muscular. O aumento de massa muscular não é um dos objetivos destas aulas.

Motivação: muito dinâmicas, as aulas são ideais para quem detesta musculação e só gosta da esteira e da bike. O grupo anima você a treinar com cargas, desenvolvendo resistência muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário