terça-feira, 23 de julho de 2013

Suplementos: Questão de opinião, performance ou saúde?


E ai galera, tudo bem? Como vai a saúde, estão praticando? Bom, tomara que estejam bem e com muita saúde!
Li alguns dias atrás artigos sobre pesquisas feitas com produtos Herbalife e suplementação de caseína. Em ambos, foram discutidos e analisados assuntos que envolvem os efeitos crônicos nocivos desses produtos no organismo, principalmente ao desenvolvimento do câncer.
O primeiro, dois estudos feitos na Suíça e em Israel, publicados em 2007 no Journal of Hepatology, as pessoas que estavam consumindo produtos Herbalife, e foram relacionadas para esses estudos, desenvolveram problemas no fígado como necrose e hepatite (inflamação do fígado). Isso não é especulação e nem perseguição, estou somente colocando esse caso como exemplo para entendimento do meu artigo, que isso fique bem claro. E o segundo, em outro artigo publicado em um site, foi analisada a real importância da suplementação de caseína, industrializada do leite de vaca para venda. Nele, o autor questiona que os benefícios apresentados são irrelevantes para se justificar o uso, além de ser altamente danoso ao organismo, já que causa processos inflamatórios. Estudando sobre esse assunto, verifiquei que realmente a caseína derivada do leite de vaca é de difícil digestão, e o uso pode trazer alterações na mucosa do intestino, levando a essas inflamações. Vamos lembrar gente que escrevi sobre o câncer, e processos inflamatórios levam a modificações genéticas, que podem levar ao desenvolvimento de células cancerígenas em qualquer órgão ou tecido. A caseína é altamente inflamatória!
O objeto desse artigo é o de informação e opinião sobre o uso de suplementos. No título coloquei três situações: Questão de opinião, performance ou saúde, porque diariamente o uso de suplementos é discutido nessas situações. Sei que muitas pessoas que lerem isso vão dar de ombros, pois consomem ou vendem suplementos, e isso é questão de opinião. E na minha opinião, ou não tem informação nenhuma, ou são conduzidos a outros fatores, como comércio ou a busca pelo corpo perfeito. Então será mesmo questão de opinião? Ah, mas é performance! Você é atleta?  Os atletas são praticamente obrigados ao uso de alguns tipos de suplementos, devido ao alto rendimento e ao alto volume de treinamento, levando a uma demanda “suplementar”.  Será que você precisa mesmo ou quer resultados rápidos...hum...
A última situação é saúde. Podemos dizer que o uso de suplementos é saudável, visto esses dois exemplos sobre o resultado do uso de suplementos? Na minha humilde opinião, não! Sou um profissional da área da saúde, e uma das minhas funções é o de difundir informação e promover a saúde. Visto por esse contexto sou contra o uso de suplementos! A partir do momento que estudos mostram ser nocivos, sou contra! É uma questão de opinião e cada um tem a sua, mas talvez a única diferença é que minha opinião se baseou em fatos e dados, e contra fatos não há argumentos! Não estou aqui para ser o dono da verdade, e também não vou ser hipócrita. Uso suplementos de acordo com profissionais da nutrição, mas procuro informações que me esclareçam sobre todos os aspectos. Não indico a ninguém, primeiro que não é minha função e não é minha área de atuação. Quer usar, então procure um profissional da área de nutrição, pois é o mínimo que você pode fazer. Reconheço que aprendi, e você?
Por enquanto, existem evidências que alguns suplementos causam graves problemas de saúde, e outros estão em estudos. Pode ser que num futuro não muito distante vamos poder afirmar que todos são nocivos. A nutrição mostra outros caminhos a seguir, sem suplementos e sem perder qualidade de vida, então temos opção! Faça uma reflexão da importância da sua saúde, pois ela vale muito!


Um abraço
Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário