terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como será que o exercício altera a perda de gordura e sua relação entre eles?



Como será que o exercício altera a perda de gordura e sua relação entre eles?
Milhões de pessoas no mundo estão se tornando obesas a cada dia. Mas as pessoas estão tendo a noção agora, mesmo que de forma agressiva, por causa das doenças ocasionadas pela obesidade de que as calorias não são iguais. E não é preciso ser expert nisso para saber que  500 calorias de legumes e verduras não tem o mesmo efeito na sua barriga ou no seu corpo do que 500 calorias de Pastel ou Pizza. Os efeitos de carboidratos, proteínas e gorduras de diferentes alimentos são diferentes: existem os carboidratos bons e ruins, as gorduras boas e ruins e uma grande variedade e qualidade de proteínas. Por este motivo, sempre falo para meus alunos, terem cuidado (bastante) com estes suplementos que são vendidos em lojas por aqui que nem água.
Existia uma teoria que ainda ouço muito e diariamente, como se fosse um dogma; de que os que querem perder peso devem se exercitar mais e comer menos. Sei que isso é minha função como educador físico, afinal, sou pago para levar saúde aos meus alunos, mas uma rápida visita ao site de artigos científicos Pubmed, vê-se que isso esta mudando e esta se tornando uma verdadeira balela.
Por exemplo, meus amigos de saúde, os médicos, tem prescrito durante anos  mais exercícios e menos calorias, sendo que agora, o que eu acho ridículo, esta havendo um movimento de eles quererem prescrever atividade física. Porra, por acaso alguma vez eu prescrevo remédios? Não tenho conhecimento para isso, e muito menos eles sobre como prescrever exercícios. Mas isso é outro assunto! Depois de todo este tempo “receitando” isso, a população continua  se tornaando cada vez mais obesa.
E qual o motivo para isso estar acontecendo?? Você sabe?? Alguém sabe?? A mídia lança programas para o Ronaldinho ficar magrinho, gasta 6 milhões para o cara perder a pança e etc...mas o cerne da questão ninguém fala. As pessoas tem que comer alimentos certos e nutritivos e menos porcarias e merdas que andam colocando cada vez mais na boca. Por isso, encho o saco dos meus alunos para irem na Nutricionista da equipe, uma das melhores que já conheci, Marcela Mello aqui de Piracicaba. 
Quando você come alimentos nutritivos, este aumento de peso não acontece assim desta forma, ou seja, no zíper da sua calça. Pessoas se preocupam com o Açaí que é gordo,que  tem muitas calorias, mas vão à um churrasco e come a gordurinha da carne, ou tomam aquele pote de sorvete de 1 litro, ou comem ate não aguentar mais! Já conheceu alguém que só come peixe e ficou obeso?? Paulo Zulu que o diga!!!




Nem tudo que reluz é ouro e nem todos os exercícios são iguais

Quem tem um computador, como a maioria de vocês, pode buscar na internet os estudos para ver como perder peso, e ver que os resultado ainda falam sempre sobre as mesmas coisas e são ainda muito pobres do ponto de vista técnico. O que se vê  obviamente é que o exercício ajuda pouco na perda de peso. Antes que me crucifique, estou falando da perda de peso, e não da saúde! Alguns estudos ainda  mostram que o exercício regular (pelo menos 3x por semana) , ajudaram as pessoas a perderem 1kg de gordura extra ao longo de 4 anos. Desmotivante não?? Para alguns sim, mas temos que refletir sobre  o  que fazer de correto. O grande problema das pessoas é que acham que o exercício é o principal fator para equilibrar a balança. “Hoje comi uma barra de chocolate de 500cal, amanha vou correr 16km na porrada”.  Partindo da premissa que nem todas as calorias são as mesmas nos alimentos, podemos pensar que da mesma forma, nem todos os exercícios tem o mesmo efeito no seu corpo também!

O importante é ressaltar como os alimentos influenciam os nossos hormônios e quais os efeitos que os alimentos possuem no corpo para  ganhar ou perder gordura. Neste ponto de vista, a melhor maneira de perder peso é controlando seus hormônios. Os seus hormônios são os comunicadores das células, e são eles que vão avisar o seu corpo se a maça que comer deve ser armazenado em forma de carboidrato para o exercício ou em forma de gordura para a posteridade .

Se o exercício que faz é como o único meio de queimar as calorias em excesso, me perdoe, mas você não terá sucesso. A dieta aliada ao exercício neste caso é deveras fundamental demais! Ficou redundante??
Por exemplo meus alunos sabem ; se você fizer muito exercício, sei lá, 2 horas e
comer menos ou não comer nas próximas horas, nosso corpo interpreta isso como uma agressão, pois ele não sabe o que esta acontecendo direito, então, ele automaticamente se “protege” e passa a diminuir o ser gasto calórico em repouso, afim de que não falte lá na frente para o que for preciso. Nisso, vai-se criando uma bola de neve que com o tempo, você vai ficando cada vez mais sem energia e se sentindo a médio e longo prazo desmotivado para o exercício, dieta e tudo ao seu redor.

A principal forma e a mais conhecida de perda de gordura, até bem pouco tempo atrás era o treinamento aeróbio (aquele em que você fica angustiantes pelo menos 30 a 40 minutos fazendo caminhada, corrida, bicicleta, musculação, dança e muitas outras formas de desperdiçar o tempo em cima de determinado aparelho por horas e horas. Não acho isso errado, mas deixe para o final de semana, quando tem mais tempo, durante a semana, faça o correto e aproveite para ler um livro, ouvir um Jazz!




E o que fazer para acabar com estas gordurinhas???

A melhor forma é saber como o exercício pode ajudar a equilibrar  seus hormônios no seu corpo. Como exemplo a musculação! Ela é fodastica para aumentar a sensibilidade à insulina.  E quanto mais sensível você fica, menos hormônio de armazenamento de gordura você produz. A intensidade deve ser adequada para isso; com isso aumenta-se o hormônio de crescimento que aumenta a queima extra de gorduras para se tornarem combustíveis, e usa-se mais a proteína para a “produção” de novos músculos. E logicamente, o gasto calórico pós- exercício se torna maior, tendo estudos relatando que fica maior até nas próximas 48 horas após o exercício. Lembre-se, intensidade maior, circuito e corpo inteiro.
  

O que fazer para treinar do melhor jeito???

Parece fácil, mas exercício não é formula de bolo. Você pode até começar por causa de uma planilha que leu na revista, ou viu o amigo ou amiga emagrecer horrores,  mas o fato é que sempre irá estacionar depois de um tempo. O melhor negócio para os praticantes é procurar um educador físico, Personal e o que seja o melhor para que você consiga atingir os seus objetivos. Ainda vejo muito gente treinando sozinha, ou com orientação de pessoas não formadas, ou como se dizem conhecedoras do assunto. Quero saber quando você se ferrar, se lesionar, o que irão fazem com o assunto que levou a lesão!!!???
Algumas pessoas estão acima do peso por causa da  do excesso de insulina (muita ingestão de açúcar, o que as leva a resistência a insulina), algumas por causa do cortisol muito alto ( facilita a retenção da glicose), e outras por estrogênio entre outros, só para citar alguns do ponto de vista da parte hormonal.

A pessoa que quer perder gordura, tem que colocar na cabeça que a mudança na alimentação é prioritária, tão importante quanto o exercício, e em alguns casos até mais. Comparativamente com uma guerra, o exercício é um revolver para a mudança do seu corpo, perto da bomba atômica  que é uma dieta cheia de alimentos ruins para quando se quer emagrecer. O corpo é seu, mas use a inteligência para fazer as escolhas certas!

Muito de o mundo estar caminhando para a obesidade esta ligada intimamente a falta de controle ou autocontrole e preguiça excessiva das pessoas, além da comodidade. Usam desculpas para tudo. Esta infeliz por causa do trabalho, esta infeliz por causa da espinha que nasceu no meio da cara. O grande problema da vida, é saber lidar com os problemas que a vida nos impõe. Sabendo lidar com isso, tudo fica mais fácil e feliz. E a infelicidade esta ligada a isso, não é mesmo??? A não saber lidar com os problemas que a vida nos coloca!

Eu como treinador, amo uma boa comida, degustar  um chocolate, tomar um vinho ou uma Stela, mas isso não é o suficiente para que eu não me cuide e me permita levar o meu corpo a um estado de obesidade, até porque sou treinador! Tenho que cuidar da minha imagem.
Mas digo, são nossos hormônios que nos levam a obesidade, e eles que determinam se vamos reter gordura ou não. Comer menos, menos porcarias, e se exercitar mais levam ao sucesso também, mas fazer isso com a intensidade correta alterando os seus hormônios, é o melhor que se tem que fazer.

Emagrecimento é muito mais profundo, é sobre estilo de vida, saúde, mudanças que inclui o exercício, dieta, passos gradativos, intensidade adequada, tudo em conjunto de forma equilibrada e de forma consistente. Na pagina da FIT LABORE tem cases tem vários depoimentos de como meus alunos fizeram isso!! Acesse aqui!

Comprometidos com o seu sucesso!

Prof. Esp. Rogério Cardoso




Nenhum comentário:

Postar um comentário