terça-feira, 11 de maio de 2010

O que é joelho do corredor?




Fonte:sportsmed.com


Por Asheesh Bedi, MD


O joelho do corredor é um termo usado para descrever uma constelação de sintomas de dor no joelho que é freqüentemente encontrados nos atletas. Outros termos que foram usados para descrever esta condição são "dor anterior do joelho", "condromalácia da patela", ou "Síndrome da dor femoropatelar (SDFP)." O joelho do corredor envolve a rótula, tendão do quadríceps, tendão patelar, e os tecidos moles associados que são críticas para a extensão do joelho. Historicamente, "joelho de corredor" foi atribuído à irritação e amolecimento da cartilagem de revestimento sobre a superfície inferior da patela ("condromalácia"). Mais recentemente, entretanto, tem sido reconhecido que a sobrecarga do ativo subjacente ("subcondral") do osso pode ser uma importante fonte de dor, pois tem um rico suprimento nervoso. Os tecidos moles e gordura abdominal no joelho da frente podem ser causas de dor também.


Quem fica de joelho do corredor?

Embora classicamente associada com corridas de longa distância, qualquer atividade que coloca a tensões significativas na parte da frente da articulação do joelho ("femoropatelar") pode resultar "joelho do corredor". Isso inclui esportes repetitivos de saltos como basquete ou vôlei, bem como esqui, ciclismo e futebol. A pressão repetitiva e estresse entre o fêmur e a patela nesses esportes podem resultar em amolecimento da cartilagem e carga anormal do osso subjacente.

Como se apresenta esta dor no joelho?

O joelho do corredor apresenta-se como dor relacionada com a atividade na parte da frente do joelho e próximo da rótula. Enquanto a dor se desenvolve durante a atividade esportiva, que muitas vezes pode ser mais pronunciado depois durante um período de descanso. A dor também é sentida após a sessão por um longo período de tempo com os joelhos dobrados - a posição curvada realmente aumenta a pressão entre a patela e o fêmur. Pela mesma razão, os corredores de maratona, muitas vezes, paradoxalmente, queixam-se de maior dificuldade, em vez de correr de baixo para cima. Ajoelhado, de cócoras, esta pressão direta sobre a parte da frente do joelho pode ser desconfortável também.

Que as coisas poderiam predispor-me para o joelho do corredor?

A patela e sua cartilagem é sujeita a forças muito alto com as atividades diárias, e qualquer dano à cartilagem ou fatores que resultam em aumento da pressão entre ela e o osso da coxa (fêmur) pode aumentar o risco de "joelho do corredor". Estas incluem:

• Mau Alinhamento da rótula e / ou perna
• Subluxação ou luxação da rótula
• trauma direto para a rótula
• O uso excessivo de correr e de atividades com saltos
• Amplos quadris e / ou "bater os joelhos" (valgo), resultando em lateralização da rótula
• A quadríceps fraco / músculo vasto medial
• Pés pronados
• trauma direto para a rótula

Em certos casos, os resultados do joelho do corredor de irritação ou lesão do tecido mole ao redor da rótula. Por esta razão, a força muscular inadequado e / ou alongamento da coxa e os músculos da panturrilha podem predispor ao "joelho do corredor", como bem.

O que posso fazer para evitar joelho do corredor?

Embora alguns fatores predisponentes como joelho e alinhamento do pé não estão no controle de um atleta, outras medidas preventivas podem ser tomadas para minimizar o risco de "joelho do corredor". Estas incluem:

• Vasto medial e quadríceps - Um quadríceps forte e, especificamente, o músculo vasto medial irá melhorar o monitoramento da rótula e ajudar a minimizar as pressões de contato entre a patela e o fêmur.
• Mantenha o seu peso para baixo - as forças femoropatelar experiências conjuntas que são de 8 a 10 vezes o peso do corpo, de tal forma que mesmo pequenas reduções de peso podem reduzir significativamente as forças sobre a patela. Dez quilos de perda de peso pode ser tanto quanto 80 a 100 libras menos força do joelho ao subir ou descer escadas.
• Alongue-se antes de correr - O aquecimento e alongamento antes e após o exercício pode ajudar a prevenir lesões por esforços para essas estruturas.
• Use sapatos adequados e ortopedia - pés planos ("pronada" pés) pode predispor a problemas lateralização e dor no joelho. Palmilhas ajudam a reconstituir o arco do pé podendo ajudar a aliviar estes sintomas. O salto alto também pode agravar a dor anterior do joelho e deve ser evitado se você tiver sintomas de "joelho do corredor" .
• Correr em uma superficie plana - Correndo em uma superfície plana, sem íngremes, descidas pode ajudar a prevenir o stress significativo sobre a rótula. Ainda, as superfícies almofadadas e bons sapatos corrida pode ajudar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário