terça-feira, 6 de abril de 2010

Exercicio combate gene da obesidade em crianças



Fonte: associatedpress.com

1 hora diária de exercício pode combater a variante do gene para obesidade em adolescentes diz estudo


CHICAGO - Uma hora de exercício moderado por dia pode ajudar a vencer os efeitos do gene ligado a obesidade em adolescentes, segundo um novo estudo europeu.

A mensagem aos adolescentes é para treinar, disse o autor Jonatan Ruiz, do Instituto Karolinska, na Suécia.

"Seja ativo no seu dia a dia", disse Ruiz. "Atividades como praticar esportes são muito boas e tem que ser bastante."

O estudo, publicado segunda-feira, aparece na edição de abril da revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.

A pesquisa corrobora com as orientações da União Europeia que diz que crianças e adolescentes devem ter uma hora ou mais de atividade física diária, a maioria dos quais de atividade aeróbica, como correr, pular corda, nadar, dançar e andar de bicicleta.

Os cientistas estão encontrando evidência de que tanto os genes como estilo de vida pode causar obesidade e eles estão apenas aprendendo o quanto a dieta e exercício pode compensar o risco hereditário para a obesidade.

Um gene envolvido com a obesidade, o gene FTO, aparece como um gene variante. Adultos que carregam duas cópias da variante genética - cerca de 1 em cada 6 pessoas - pesam em média 7 quilos a mais do que as pessoas que não possuem este gene.

No novo estudo, 752 adolescentes, que tiveram seu sangue testado para o gene variante, usava dispositivos de controle para uma semana, durante horas de vigília para medir sua atividade física.

Exercitar uma hora ou mais por dia faz uma grande diferença para os adolescentes que foram geneticamente predispostos à obesidade. Medidas de sua cintura, as pontuações de índice de massa corporal e gordura corporal foram as mesmas, em média, como os outros adolescentes com genes normais.

Mas os adolescentes com a variação do gene tinham mais gordura corporal, cintura maior e maior IMC se eles tivessem menos de uma hora de exercício diário. Os resultados foram similares para meninos e meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário