quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Proteja as áreas de atrito e evitar assaduras durante a corrida




Fonte: O2 por Minuto

Veja as dicas do treinador Allan Menache de como proteger as áreas de atrito e evitar assaduras

A vaselina é uma substância gelatinosa derivada do petróleo e foi descoberta no ano de 1870 pelo químico norte americano Robert Chesebrough, que observou os trabalhadores utilizando a gosma que ficava nas brocas de perfuração para curar feridas e queimaduras.

Ele desenvolveu um produto incolor e inodoro e saiu Estados Unidos afora divulgando e vendendo a vaselina como um produto milagroso que servia como um lubrificante para a indústria e um potente remédio para as pessoas.

Não se tem notícia sobre quem começou a utilizar a vaselina para diminuir o atrito entre partes do corpo e as vestimentas mas o fato é que hoje em dia milhões de corredores ao redor do mundo fazem uso deste produto para evitar assaduras e bolhas.

O uso da vaselina traz vários benefícios ao corredor pois cria uma película protetora a prova d´água sobre a pele com uma ação prolongada retardando o incômodo gerado pelo atrito em provas mais longas.

As regiões do corpo mais afetadas pelo atrito são os dedos dos pés, embaixo das axilas, os mamilos, as virilhas, entre as coxas e o pescoço, mas outras regiões também podem ser afetadas.

Algumas estratégias podem e devem ser utilizadas para diminuir os problemas causadores de assaduras e bolhas, como a utilização de tênis com um ou dois números maiores que o normal. A dica é não deixar os dedos apertados nem ter um calçado muito folgado a ponto de fazer o pé deslizar dentro do tênis.

Outra forma de combater estes problemas é a utilização de roupas apropriadas para a prática da corrida e saber se o praticante não tem um quadro alérgico desencadeado por algum tecido ou mesmo pela vaselina.

O uso da vaselina deve ser criterioso já que existem produtos que contém bactericidas e anestésicos que poderiam diminuir a sensibilidade da região com o uso prolongado.

Com o passar do tempo e com o acúmulo de quilômetros percorridos o corpo vai se adaptando e os problemas tendem a diminuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário