sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Médico alerta para cuidados com a coluna em viagens



Fonte: Abril.com.br

São Paulo - O médico Etevaldo Coutinho, professor associado em ortopedia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM) e especialista em patologia da coluna, alerta para os cuidados que se deve ter com a estrutura óssea tanto em viagens, frequentes no fim do ano, quanto em academias, que nesta época costumam ganhar alunos ávidos por conquistar um corpo sarado para a temporada de verão.

No caso das viagens, Coutinho diz que é importante já ter precaução na hora de arrumar as malas. "A dica é sempre agachar no momento em que for erguer peso e distribuí-lo, isto é, deixar o braço direito e o braço esquerdo suportando praticamente os mesmos quilos."

Em viagens de carro, o especialista afirma que o ideal é sentar fazendo com que a coluna fique em um ângulo de 100 a 110 graus com o quadril. "Pode ser usado um suporte lombar, uma pequena almofada entre o assento e a parte inferior das costas." Além disso, diz, os braços devem ficar flexionados ao segurar o volante, o calcanhar tem de permanecer no assoalho do veículo e as pernas devem ficar levemente dobradas no alcance dos pedais. "O joelho tem de estar na altura do quadril."

Quanto à prática de atividade física, Coutinho aconselha a não começar um exercício sem fazer alongamento. O médico incentiva a prática da musculação, pois, segundo ele, apenas caminhar ou correr na esteira não vai fortalecer os músculos que ficam ao redor da coluna. "A esteira serve basicamente para dar condicionamento físico. Se a pessoa não gosta de musculação, uma atividade aeróbica de pouco impacto também faz bem à coluna."

Coutinho alerta ainda para o fato de que, se a pessoa sentir dor nas costas, é importante consultar um médico, pois cada caso tem as suas peculiaridades e só um exame é que vai dizer qual é a melhor forma de tratamento. "Nunca a pessoa deve se automedicar", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário