terça-feira, 29 de maio de 2018

Por quê você pode estar ganhando peso? Coluna do Prof. @rogercbar



Por quê você pode estar ganhando peso?

O ganho de peso é um problema comum para muitas pessoas, principalmente após os 30 anos de idade que é quando o nosso corpo e nosso metabolismo começam a mostrar as evidências do processo natural de envelhecimento fisiológico. O ganho de peso acontece por uma série de fatores que vão da predisposição genética ao estilo de vida, e nisso pode entrar a alimentação, o exercício físico, as bebidas e muitas outras coisas.

Um recente estudo na Universidade da Califórnia listou os fatores que mais influenciaram o ganho de peso nas pessoas estudadas. Pessoas comuns, chefes de família, empresários e não atletas. Embora a realidade dos Estados Unidos seja outra, algumas coisas podemos aprender através do estudo. Vamos lá!

· Comer o que esta na moda- A cada ano surge a moda da alimentação. Um ano o ovo é o herói. No outro o vilão. E por ai vai! Nisso as pessoas acabam exagerando e desequilibrando sua alimentação. Nada melhor do que consultar um nutricionista e equilibrar a sua alimentação. Comer de tudo pode, mas de forma equilibrada.

· Rotinas- A vida diariamente é cheia de mudanças. E a cada dia, nós precisamos se adequar a estas mudanças. E para qualquer mudança, seja positiva ou negativa o que ocasiona no nosso corpo é o estresse e ansiedade. Com isso, o nosso metabolismo é alterado, não dormimos direito, estamos sempre cansados, produzimos menos e acabamos comendo mais. Esta é uma das conclusões do estudo. Bem, parece que é assim mesmo...

· Use seu tempo com sabedoria- Isso é fato. Depois do 30 anos nosso metabolismo cai, e alguns estudos sugerem que se você não cuidar da sua alimentação e exercício, pode ganhar por ano um quilo. Além disso, outro estudo do Journal of Applied Physiology afirma que seu metabolismo cai 10% a cada 10 anos. Estamos perdidos? Não, use pelo menos 1 hora do seu dia para a prática da atividade física e volto a frisar, escolhas inteligentes para a alimentação. Mais músculo, mais gasto calórico diário, menos consome de calorias, menos peso acumulado.

Boa sorte!

Comprometido com o seu sucesso!
Prof. Esp. Rogério Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário