quinta-feira, 23 de maio de 2013

O câncer nasce dentro de nós!



Meu artigo de hoje é na verdade uma resenha, escrita a partir de uma matéria da revista SUPERINTERESSANTE do mês de maio de 2013, com o tema “Câncer, a chave da vida e da morte.”, que elucida exatamente de onde vem esse mal tão violento: o corpo em desequilíbrio.

Hoje sabemos que no nosso DNA temos genes que podem converter células normais em cancerosas. Esses genes são chamados de proto-oncogenes, que estão lá, dormindo. Teoricamente, de três a cinco mutações em genes específicos seriam suficientes para desenvolver um câncer. A má notícia é que o tumor maligno é o resultado de 400 mutações. O alcatrão, por exemplo, por causa da sua toxidade, pode “acordar” um oncogene e alterar o DNA de uma célula, e os fatos a seguir todos conhecem, e infelizmente são irreversíveis; essa célula vai se desenvolver e se multiplicar descontroladamente, mesmo com o organismo lutando contra, inevitável o resultado.

Segundo o artigo, o câncer é a segunda doença que mais mata, e apesar disso, as mortes diminuíram em 8%. Tratamentos no estágio inicial da doença garantem a cura, mas somente isso não adianta. Precisamos pensar diferente com relação a ela, pois as estatísticas vão continuar nos mostrando alguns vencedores e muitos perdedores. Você vai esperar por esse combate ou vai iniciar a batalha antes? Lembre-se, todos nós podemos um dia ter essa batalha, e isso é fato. A doença cresce dentro de nós, devido ao nosso desequilíbrio. Mas vamos ao artigo...

Uma equipe do laboratório Berkeley, EUA, liderada pela pesquisadora Mina Bisseli, investigou as diferenças entre células mamárias normais e cancerosas, e o ambientes externo dessas células. Nessa investigação, perceberam uma enorme quantidade de uma proteína, a TGF-BETA1 ao redor das células tumorosas. Avaliaram se a redução dessas proteínas provocaria a transformação da célula danificada, e deu certo. O ambiente em volta da célula estava provocando o seu crescimento, e a redução ou anulação desse ambiente foi suficiente para reverter o processo. Fantástico né? Mas não tão simples assim...

Hoje os estudos estão sendo feitos a partir das moléculas produzidas por ordem dois genes; as proteínas. São elas, por exemplo, que determinam para uma célula se multiplicar rapidamente e virar tumor. Opa, então é só desenvolver um remédio? Infelizmente não, pois cada câncer envolve vários “agentes” diferentes para se desenvolver, e estima-se que existam mais de 100 tipos diferentes de câncer. Mas muita coisa está em rumo e em estágio avançado. Alguns pesquisadores com a ajuda da computação gráfica já conseguem mapear a “conversa” entre as células e avaliar a característica individual de cada molécula, fazendo imagens das proteínas humanas a partir de uma gota de sangue. Dessa maneira, futuramente será possível encontrar um medicamento especifico para cada doença, em cada pessoa.

Contudo, nada vai mudar uma coisa; o equilíbrio corporal. Nosso cotidiano tem influência sim na prevenção e no desenvolvimento da doença. O consumo desenfreado de comidas, bebidas, o uso de cigarros, a falta de atividade física, sono e lazer fazem com que o nosso organismo se desequilibre e cause um stress, provocando inflamações, que podem induzir as mutações necessárias para o desenvolvimento da doença. Outros fatores como pesticidas, inseticidas, o contato com o alumínio (desodorante), sol, cosméticos, produtos de limpeza, etc, também tem grande influência.

Todos os dias, em todos os meios de comunicação lemos e escutamos sobre isso que vou dizer de novo...FAÇA ATIVDADES FÍSICAS REGULARES, COMO MAIS FRUTAS, VERDURAS E PRODUTOS NATURAIS, DURMA MAIS, TRABALHE MENOS, SE DIVIRTA MAIS!!! E outras que nem precisaria comentar, pois já foram pedidas por AQUELE que nos criou...AME MAIS, JOGUE FORA O ÓDIO E O RANCOR, PRATIQUE A VIDA!!!

A prevenção desse mal está dentro de todos nós, só depende de nossas atitudes!

A revista cita três livros na seção para saber mais:

O Imperador de Todos os Males, Siddhartha Mukherjeem Companhia das letrasm 2012.
A vida sem Doenças, David. B. Agus, Intrínseca, 2013.
Anticâncer: Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais, David Servan-Schreiber, Fontanar, 2011.

Abraço a todos!

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto

Fonte: Revista Superinteressante, edição 318 de Maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário