quinta-feira, 16 de maio de 2013

Análise de três situações diferentes e recorrentes envolvendo atividade física e nutrição!


Hoje faço uma análise sob o meu ponto de vista de três situações recorrentes dentro de um cenário, que envolve uma figura fictícia chamada de Maria. Na primeira, Maria é sedentária e não tem uma dieta alimentar adequada, na segunda Maria é ativa e não tem uma dieta alimentar e na terceira, Maria é ativa e faz uma dieta alimentar com uma nutricionista. Isso tudo levando em consideração fatos e dados fictícios, apenas para exemplificar esse artigo.

Antes, um pequeno resumo das adaptações promovidas dos treinamentos muscular e aeróbico (corrida), para melhor entender onde quero chegar.

O trabalho de força hipertrófica ou hipertrofia muscular, que é o aumento da densidade e da circunferência da célula muscular, promovem vários benefícios como por exemplo, fortalecimento das articulações, aumento do tônus, definição e aumento do gasto calórico basal ou em repouso. Esse último item é muito importante, pois o nosso organismo para funcionar, precisa “gastar” uma certa quantidade de energia durante o dia. O substrato energético mais usado é a gordura, ou ácido graxo, e essa quantidade, ou esse valor é calculado de acordo com  a quantidade de massa magra que cada pessoa apresenta, então é válido dizer que quanto mais massa magra temos, mais energia consumimos na forma basal ou em repouso, especialmente provinda do ácido graxo. Interessante né? Hipertrofia é importante, mas não é a mais eficiente para se consumir ácido graxo.

A corrida é considerada a atividade aeróbica mais completa. È chamada de aeróbica devido à presença de oxigênio para a geração de energia muscular. O treinamento aeróbico causa adaptações fantásticas, como por exemplo o aumento do coração, a super vascularização, aumento do número e eficácia das enzimas que participam do processo de geração de energia, aumento no consumo de oxigênio, ou VO2 max. (opa, importantíssimo) e uma das mais importantes, aumento no número de mitocôndrias na célula muscular. Mitocôndrias... o quê seria isso...

A mitocôndria é uma organela situada no interior da celular muscular, responsável pela “respiração”, onde oxigênio e glicose transformam-se em energia na forma de ATP (molécula de energia). E também na mitocôndria ocorre a chamada beta-oxidação, onde o ácido-graxo (gordura) é sumariamente consumido para a geração de ATP, processo que também necessita de oxigênio. Como podem ver tanto o aumento da massa magra, quanto o aumento no consumo de oxigênio e no número de mitocôndrias, são extremamente importantes para uma pessoa que quer perder peso ou “secar”.

E o quê Maria tem haver com tudo isso? Imaginem assim hipoteticamente: Maria, sedentária, tem um gasto calórico em repouso de 1500kcal por dia, e sua ingestão calórica é de 2500kcal, pois não faz dieta. Isso gera um acúmulo de 1000kcal no tecido adiposo POR DIA!!! Seria bastante não é mesmo...

Agora Maria foi para a academia, e fazendo musculação mais um treino de corrida, adicionou ao seu dia um gasto calórico de 500kcal. Somado com o gasto calórico em repouso, o valor subiu para 2000kcal. Legal né! Mas como não cuida da sua dieta alimentar, ainda “ingere” mais do que consume, deixando a conta negativa: 500kcal de acúmulo. Estão entendendo aonde quero chegar?

Maria foi orientada a procurar um personal trainer e uma nutricionista. Passou a fazer sob orientação um treino mais personalizado, e passou a seguir uma dieta alimentar também mais personalizada. Vamos supor que sem contar as adaptações descritas acima, ela tem um gasto calórico em repouso de 1500 kcal, mais 500kcal das atividades que desenvolve na academia, num total diário de 2000kcal. Em sua dieta, ingere diariamente um valor perto do que necessita para seu corpo trabalhar e funcionar, aproximadamente 1600kcal. Se fizermos as contas, ela está ingerindo 400kcal a menos do que está gastando, promovendo a perda de peso gordo a longo prazo, devido ao gasto calórico promovido pelo nosso organismo de acordo com as atividades. Imaginem ainda que os valores do gasto calórico diário ainda vão aumentar, pois seu corpo vai promover adaptações tanto na quantidade de massa magra, quanto no consumo de oxigênio e e quantidade mitocondrial. Isso é simplesmente fantástico!

Os dados colocados aqui com relação as kcal são meramente informativos. Cada pessoa tem uma capacidade, e sua individualidade deve ser sempre levada em consideração. Essa é apenas uma explanação e um exemplo de como atividade física e nutrição tem que andar juntos com a pessoa, com relação ao seu objetivo, e a importância dos profissionais de educação física e nutrição nesse processo. Você pode alcançar seus objetivos e seus sonhos, mas tem que persegui-los. Agora pare e pense: vale a pena esse tipo de investimento?

Um abraço a todos e esse é meu artigo da semana!

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário