terça-feira, 28 de maio de 2013

Como adquirir o hábito do exercício e do emagrecimento

Como adquirir o hábito do exercício e do emagrecimento

                                                               Para alguns isso é lenda.....




Caros amigos fitlaborianos,

Como vão? Ontem (09/04) era para eu ter escrito o artigo, mas por um problema na NET Piracicaba, que me deixou sem telefone, TV e internet mais de 24 horas, estou escrevendo hoje! Pelo menos ontem, acho que aumentou a taxa de natalidade em Piracicaba! kkkk

Bom, o tema desta semana é interessante. Como alguns de vocês devem saber, eu gosto de trabalhar o conceito de saúde aliada a mudança de comportamento através do exercício  Isso é tão forte dentro de mim e nas minhas convicções que até o Programa Mente em Forma 105 que vai ao ar pela Educativa FM, junto com a Liege Lise fala que é um programa voltado a atividade física aliada a mudança de comportamento. Acredito muito nisso! E dentro desta questão, a dúvida para quem esta iniciando, e no qual  trabalho muito com este perfil é: Como transformar em hábito o exercício e o emagrecimento!

Eu sempre fui esportista, cursei educação física  já fui nadador, fiz triathlon, maratonas, corrida de aventura neste meus mais de 25 anos de história, e um coisa eu posso dizer, é que você deve encontrar o tempo todo a motivação necessária para continuar. Muitas pessoas dizem: "Mas prof. para você é fácil!" . Alguns já sabem da minha dificuldade de acordar cedo, e nem sempre foi fácil acordar as 5hs da manhã para cair na piscina.

Vou ajudá-lo/a a conquistar este hábito, que segundo pesquisas comportamentais, demora-se de 10 semanas a 18 semanas, dependendo da pessoa. Ou seja, dois meses a 4 meses. Vamos lá?

Defina Metas
Para que quer emagrecer? Quer saúde ou estética? Quer correr mais, ou correr só para se manter condicionado? Quer chegar no verão tchuchuca com o biquini de Gisele Bundchen ou estar bem consigo mesmo? Quer diminuir o numero da calça? Quer vestir aquela roupa de quando era solteira? Estas são possíveis metas que quase todos com quem trabalho e dou aulas querem. Não é errado ter esta ou aquela meta. O importante é saber que quanto maior o cume, maior o esforço, e maior será a motivação. Por isso, sempre recomendo micrometas, ao invés de 4 kg no mês, por que não 1kg? Ao invés de correr 5km em 30 min, por que não começar com 5km sem pensar em tempo? Faz diferença, para a sua cabeça!

Escreva uma lista de Prós e Contras
Quase ninguém faz isso, ou se faz é por cabeça. Assim como deveríamos fazer isso quando compramos uma coisa que não temos todo o dinheiro para comprar, a mesma coisa acontece neste tópico. Devo fazer exercício? Quais os prós? Quais os contras? Os prós podem ser: dormir melhor, emagrecer, subir uma escada sem cansar,ter mais energia produtiva e os contras podem ser: horário? Vale a pena perder o almoço 2hs da semana para fazer uma academia? Terei que ser mais organizado com os horários ! Vou investir mais dinheiro? Isso é importante para saber em que está pesando a sua escolha. Mas lembre-se, os prós são sempre maiores!!!

Faça o seu plano e cumpra
Como em qualquer viagem que você precisa se localizar, precisa de um norte, de um mapa, para o exercício deve ser a mesma coisa. Por isso me preocupa pessoas que treinam sozinhas.Mas isso são outros quinhentos! A jornada do exercício começa com pequenos esforços,no caminho certo,para que você possa ver que esta evoluindo, que esta crescendo, aumentando, e com isso tudo vai melhorando. Algumas dicas:
  • Coloque o seu horário e cumpra. Se tiver 1 hora por dia, faça 40 minutos de exercício  10 para trocar de roupa e 10 para voltar ao trabalho!
  • Tenha alternativas se não conseguir malhar: se não for de manhã, que horas poderá ir? Se estiver chovendo, posso treinar na esteira da academia? Se não sou sócio da academia, posso pagar uma diária para fazer o treino?
  • Leve sempre lanches e comidas que condizem com  a sua dieta. Se estamos com fome, comemos qualquer porcaria pela frente.

Escolha coisas que você gosta
A grande maioria das pessoas que não gostam de fazer exercício  vão para aqueles exercícios que mais fazem sofrer, pois geralmente são os que dão maiores resultados. A pessoa nunca correu na vida, mas quer correr, porque a amiga emagrecer 10kg em 2 meses. Mas ela sempre gostou de dançar. E escolheu a corrida. Por que? Não é melhor fazer a dança e cuidar da alimentação? A pessoa quer fazer musculação, mas sozinha não consegue fazer, se desmotiva e não tem dinheiro para ficar pagando Personal 3x por semana. Por que não faz em duplas, ou não faz a 1x por semana, a cada 15 dias? Isso já faz diferença! Tem pessoas que precisam de motivação, seja com outra pessoas, ou com o que gosta de fazer! Encontre a sua!

Mesmo com o melhor planejamento, você pode cair fora do exercício.  Mas lembre-se que para qualquer coisa na vida, devemos persistir, principalmente nestas 18 primeiras semanas. Fazendo o que gosta, anotando os prós e contras, tendo amigos, tendo motivação, tendo prazer, cumprindo um plano,mantendo o registro de exercícios não irão transformá-lo no exercicioaholic da noite para o dia, mas quem sabe com o tempo isso acontece. Mas pelo menos a sua saúde irá bem! Isso é o primeiro target!

Para quem precisa de ajuda, nós podemos ajudar. Nossa equipe é super divertida, integradora e iremos colocar estes instrumentos como hábito para a sua vida melhor. Quer começar a correr? Quer fazer Personal? Agora tem oProfessor Rodrigo Sacilotto que também esta com alguns horários vagos para Personal sozinho ou em duplas de manhã com uma promoção maneirissima! Entre em contato, teremos o maior prazer em lhe ajudar! Para entrar em contato comigo, me procure no Facebook, seja meu amigo, ou me mande um email: rogerio@fitlabore.com.br

Comprometidos com o seu sucesso!

Prof. Esp. Rogério Cardoso

Receita de Hoje



Panqueca de Banana com canela


Sabe aquele lanche antes de malhar, mas super nutritivo e que vai te deixar com maior gás? Esta é a receita! Vai que vai!!!

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral 
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/4 xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • bananas descascadas e amassadas
  • 1 colher de sopa de canela em pó
Modo de preparo
Jogue tudo no liquidificador, depois frite em frigideira untada com manteiga ou óleo e sirva com mel. Dilicia! Já é!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário