segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alongar ou não? O que é melhor?


Este tema é muito polêmico e não é consenso entre os treinadores de todo o Brasil, mas falarei sobre isso! Sou amplamente a favor do alongamento depois dos treinos, mas antes não. Logicamente, eu me baseio em estudos das instituições mais respeitadas do mundo como o American Collegge of Sports Medicine ou National Strenght e Conditioning Association, esta ultima da qual eu sou membro.

O alongamento, já ouvi falar muitas vezes que evita lesões. Não existe nenhum artigo ou pesquisa cientifica falando sobre isso até o momento. Diversos estudos indicam que o que é melhor é o aquecimento, onde ocorre a elevação da temperatura corporal sendo mais benéfico do que o alongamento para a prevenção de lesões. Isso eu acredito e baseio meus treinos nestes estudos. Além disso, pode ocorrer de se o músculo não estiver aquecido, causar um estiramento da musculatura.

Logicamente, se o corredor se sente bem com o alongamento antes, que faça de bom uso, mas que não ultrapasse o seu limite de amplitude muscular. Outra informação importante é que estudos indicam que quem alonga antes, teve um decréscimo no seu tempo em comparação com quem não alongou.

Após o treino, ai sim, a recomendação é geral, deve-se alongar sim. O alongamento após o treino auxilia na recuperação muscular, melhorando e acelerando o relaxamento muscular. Auxilia também a movimentação das substâncias tóxicas dentro do músculo, diminuindo os processos inflamatórios musculares e remoção do ácido lático.

Antes do treino- Para aquecer comece com 5 minutos de caminhada e progressivamente vá aumentando o seu ritmo de corrida até atingir a velocidade desejada.

Após o treino – Alongue as principais musculaturas envolvidas com 2 séries de 20 segundos.

Por Rogério Cardosos


Nenhum comentário:

Postar um comentário