terça-feira, 6 de setembro de 2011

OBESIDADE

O número de pessoas com excesso de massa corporal ou como muitos conhecem, obesidade, vem crescendo muito nos últimos anos, e de uma forma que nos chama muito a atenção, a ponto de ser classificado como epidemia. E ao contrário do que muitos pensam isso não vem acontecendo apenas na sociedade norte-americana, e sim no mundo todo, ou seja, é um problema global, incluindo o Brasil.

A obesidade é uma ameaça a saúde e a qualidade de vida, um estudo feito pelo Healthy People 2000, era de se esperar que no ano 2000 o número de indivíduos com sobrepeso seria de 20% da população, infelizmente o nosso número é maior que este!

Alguns problemas estão diretamente ligados com a obesidade, como o sedentarismo, câncer, diabetes tipo II, hipertensão, e como conseqüência a qualidade de vida se encontra em baixa.

Crescendo o número de pessoas com este problema, cresce o número de serviços para indivíduos obesos, como por exemplo, dietas absurdas, planilhas de treinamento padronizado, centros de tratamentos estéticos milagrosos, entre muitos outros, mas não se deixe enganar, para sair da obesidade não tem segredo, em primeiro lugar procure sempre uma orientação de um profissional da área da saúde, e em relação ao processo de emagrecimento é necessário um balanço na matemática energética, ou seja, você deve sempre gastar mais do que ingerir.

Lembre-se: Para a escolha certa da sua atividade física, deve-se priorizar o prazer e o bem-estar para que você não perca a motivação da prática de qualquer atividade. E a associação entre atividade física e alimentação saudável é o melhor caminho para você sair da obesidade.

E é claro, qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício e a modificação dos hábitos de vida é um desafio, SUPERE-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário