segunda-feira, 9 de maio de 2011

O poder do Treinamento Funcional!




Olá a todos!
Nos últimos tempos, a mais ou menos de uns 2 anos para cá, uma nova febre esta surgindo no campo do treinamento físico. O Treinamento funcional! Quem não sabe o que é, pelo menos já deve ter ouvido falar!

O Treinamento funcional é um treinamento físico para a melhora da aptidão física relacionada a sua saúde, tendo como ponto principal a prevenção de lesões do corpo. Ou seja, mantém a pessoa mais apta e treinada ao trabalho esportivo, e ao mesmo tempo, trabalha-se o corpo de forma que ele possa realizar as atividades especificas do esporte ou atividades especificas no dia a dia tornando os movimentos do corpo, conscientes e dinâmicos.

Como treinador, eu sou um adepto deste tipo de treinamento. Acredito que os benefícios são enormes para a grande maioria das pessoas. Por estar trabalhando com movimentos fundamentais como agachar, giro, trabalho do abdomem entre outros, é uma ótima forma de trabalho para o corpo sem precisar de muitos aparelhos. Para a corrida por exemplo, existem estudos que indicam que o treinamento funcional é melhor do que o treinamento "convencional" por maquinas para a melhora da performance e a prevenção de lesões.

Acredito ainda que nos próximos anos, haverá uma "morte" dos aparelhos de musculação e um maior uso dos aparelhos funcionais! Isso é uma tendência, e virá a tona rapidinho!

Caso você faça algum tipo de treinamento de força na sua academia, peça que o professor coloque exercícios voltados para a especificidade do seu treino. Se você nada, se você pedala, existem muitos exercícios funcionais que com certeza melhoraram sua performance no esporte.

Nos usamos esta metodologia, e caso precise se alguma coisa, entre em contato conosco!

Abraços e tenha uma ótima semana! Até a próxima!

Um comentário:

  1. Valeu Rogério!

    Sempre trazendo informações de grande importância para seus leitores!

    Domingo estarei aí para correr a Corrida Contra a Pedofilia!!

    abraços

    Leonardo Nista
    Corro por Correr
    @leonista

    ResponderExcluir