sábado, 30 de abril de 2011

Corrida x TPM? Exercicio x TPM?



Olá a todos e todas,

Bom hoje vou falar sobre uma coisa que aflige muito as mulheres e que foi uma pergunta elaborada pela amiga patrícia através do twitter, se o exercício ajuda a amenizar a cólica na TPM ou menstruação? Sempre que quiser, envie uma pergunta para @rogercbar ou siga as minhas dicas sobre atividade física!

Invariavelmente, boa parte das meninas, inclusive minha esposa, sofrem dos sintomas que a TPM acarreta como cólicas,dores de cabeça, flutuações de humor, crises de choro, fadiga, abstinência sexual, ansiedade entre outros fatores que são de ordem emocional e fisiológica.Em vários estudos os sintomas da TPM são confundidos até com os sintomas da depressão.

O mais importante é que além de combater diversas coisas, o exercício auxilia na diminuição dos sintomas da TPM. O que se deve ter o cuidado é somente com a intensidade do treino, que deve ser de leve a moderado, nunca devendo ser realizado de forma intensa,pois desta forma pode-se até agravar mais os sintomas.

Mas o que acontece com o corpo para que ocorra esta melhora!? Muitos estudos mostram que a atividade física mexe com o sistema endócrino, e através da atividade física, produz as chamadas e conhecidas “endorfinas”, que ajudam na “regulação” da dor. Através disso, o exercício produz estas endorfinas levando a mulheres a terem uma maior sensação de bem estar , felicidade e tranqüilidade, combatendo assim os sintomas da TPM.

Uma corrida leve, uma caminhada, uma aula de yoga ou dança, são ótimos exercícios para o combate aos sintomas “maléficos” da TPM para as mulheres. Uma coisa é certa, não se deve fugir do exercício, pois mesmo com todos os sintomas a flor da pele, a pratica do exercício melhora e muito a sua disposição para as suas atividades da vida diária! Faça isso! Mexa-se mais, Viva Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário