segunda-feira, 25 de abril de 2011

Qual a roupa ideal para praticar exercícios físicos?



Fonte:http://queromemexer.com.br/mexa-se-sempre/qual-a-roupa-ideal-para-praticar-exercicios-fisicos/

Faça da sua roupa de treino uma forte aliada do seu bom desempenho nas pistas

Para sair com o(a) namorado(a), passear com as(os) amigas(os) ou ir trabalhar, a preocupação com o look é voltada para a elegância e a beleza, mas nem sempre para o conforto. Já na hora de escolher a roupa de treino, a adequação da roupa à atividade física e a comodidade são primordiais para uma boa performance.

A roupa escolhida pode auxiliar na melhor troca do calor do corpo gerado pelo exercício com o ambiente em que se está realizando a atividade física. “Se você usar uma roupa que não permita esta troca, o desempenho cairá por estar aquecendo o corpo acima do ideal”, alerta Rogério Cardoso de Barros, treinador de corrida e personal trainer de executivos desde 2002. O treinador avisa sobre o perigo da desidratação, que ocasionará um desempenho aquém do desejado.

Para garantir que a roupa escolhida não prejudicará seu treino, o indicado é escolher tecidos leves, de fácil respiração. Barros recomenda o uso de camisas 100% poliamida multicrepe, “um dos melhores tecidos para a prática da corrida por ser extremamente leve, de toque suave e que não retém muito o suor”, explica.

O também diretor executivo da Fit Labore Assessoria Esportiva dá as dicas para o treino em diferentes temperaturas:

Para os dias quentes: escolha roupas leves, sem costuras, de tecidos respiráveis; use bermudas ou shorts;

Para os dias frios: opte por tecidos mais grossos, mas que deixem o corpo mais firme, como o supplex, que é bem apropriado para os exercícios na academia e para aulas de ginástica; pode-se usar também bermudas e shorts, mas é fundamental um casaco corta-vento que é ideal para a prática da corrida e caminhada por ser respirável e resistente a chuva e ao vento.

Que dizer da escolha do tênis?

“É muito importante ver o tipo de pisada para a compra adequada do tênis, pois um tênis errado pode causar lesões e dores”, explica Barros. Com tantos modelos e tecnologias, o melhor é pedir que o vendedor faça um teste para verificar qual o seu tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada) para que ele possa assim indicar o tênis mais adequado para você.

Entenda o seu tipo de pisada

Neutra: o peso é colocado primeiro sobre a lateral externa do calcanhar e, em seguida, sobre o dedão, de forma equilibrada;

Supinada: o peso do corpo é colocado principalmente na borda externa do pé;

Pronada: ocorre na situação contrária, a tendência é sobrecarregar a parte interna do pé, na “pisada para dentro”.



Quando se coloca o pé na rua, não há como saber qual clima esperar. Pode vir sol, depois chuva, muito vento, sol de novo… por isso é essencial estar prevenido. Os óculos de sol fazem parte dos acessórios imprescindíveis. “Eles protegem os olhos dos raios solares que podem ser nocivos à visão, por isso o ideal é que tenham proteção contra a radiação ultravioleta e que se encaixem perfeitamente no rosto, para não haver risco de cair durante a corrida”, alerta Rogério. A dica vale também para os bonés e viseiras, que protegem o rosto e diminuem a sensação de calor, o que ajudará a evitar a queda do rendimento no treino.

Outro acessório que pode fazer toda a diferença durante o treino é o porta-garrafa ou a mochila de hidratação. De acordo com o personal trainer, é indicado que se consuma de 300 a 400 ml de água a cada 15 minutos nas atividades físicas ao ar livre e esses acessórios permitirão a hidratação constante. Agora é com você. Aproveite as dicas e extraia o seu melhor usando a roupa mais adequada e os acessórios certos!

Fonte: Rogério Cardoso de Barros, treinador de corrida e personal trainer de executivos desde 2002, e diretor executivo da Fit Labore Assessoria Esportiva, de Piracicaba.

Um comentário: